Direção e suspensão é a gerência que se preocupa em maximizar o grip dos pneus com o solo e garantir que o piloto tenha um bom controle do carro nas diversas situações às quais fica sujeito durante nossa competição. Para isso, utilizamos diversos softwares que simulam o comportamento do carro em pista para prever e otimizar algumas situações, tais como rolagem do carro em curvas e movimentos verticais do chassi. Um ponto interessante é que, dada a importância da eficiência em veículos elétricos por seus complexos e pesados sistemas de armazenamento de energia, a gerência se preocupa em reduzir a dissipação de energia pela deformação dos pneus, a chamada resistência ao rolamento, e esse é um fator super importante considerado para escolha os compostos e dimensões dos nossos pneus.
Curiosidade: uma redução de 10% na resistência ao rolamento dos pneus pode acarretar em até 3% de economia de combustível para o veículo.
Você sabia que pode consultar a resistência ao rolamento dos pneus de carro de passeio na etiqueta do Inmetro dele? Pneus mais caros costumam ter uma menor resistência, então você economiza combustível com pneus mais caros, sem contar que eles garantem muito mais segurança para os passageiros.