A metodologia Seis Sigma pode ser expressa com um conjunto de atividades realizadas para potencializar o desempenho dos processos dentro da empresa, reduzindo os defeitos de acordo com as especificações de fábrica. O Seis Sigma nasceu nos anos 80, mais especificamente na Motorola com o intuito de competir com seus concorrentes que geravam produtos melhores com menor preço. Uma década depois, a General Eletric implementou o Seis Sigma através de um programa corporativo focado na melhoria da qualidade de seus negócios, obtendo assim alto ganho financeiro. Hoje a metodologia é utilizada por empresas de todo o mundo.
O Seis Sigma tem como finalidade a melhoria de processos existentes com poucos recursos. Seu objetivo é a atenuação de custos, otimização de processos e aumento na satisfação de clientes. Para isso, a metodologia segue indicadores e dados que revelem o que deve ser aprimorado. O Seis Sigma preza pela qualidade de seus produtos e um nível de qualidade desejado é o 6 Sigma, o qual é alcançado quando temos 3,4 defeitos por milhão, ou seja, um percentual de conformidade de 99,99966%.
O Lean Manufacturing, ou manufatura enxuta, foi criada pela Toyota em 1950 com propósito de reduzir desperdícios ao passo que aumenta a produtividade e qualidade dos produtos. Algumas vantagens do sistema Lean são eliminar: defeitos e retrabalhos, excesso de produção, processo impróprio, movimentos desnecessários, transportes desnecessários, estoque e espera.
Profissionais que elaboravam seus projetos de melhoria no sistema Seis Sigma, que visa tornar o processo eficaz e reduzir a variabilidade e defeitos, perceberam que ao longo do desenvolvimento era essencial utilizar várias ferramentas Lean para que o projeto reduzisse seus desperdícios. Dessa forma foi criada uma sinergia entre essas metodologias e nasceu o termo Lean Seis Sigma.
O projeto tem como visão alcançar sempre a melhoria contínua e a redução de custos. Para isso foi feita a montagem global do carro com todas as peças e realizado um cálculo de quantos parafusos, arruelas e porcas que seriam utilizadas para evitar desperdícios. Além disso, é feito a simulação de todos os componentes do carro para ter um melhor aproveitamento das peças e em suas geometrias, reduzindo a quantidade de material empregado, tornando assim o carro mais leve.