COLEÇÃO INTERNACIONAL DE CULTURA DE GLOMEROMYCOTA

Bem-vindos a CICG

Prezados colegas, com imensa satisfação que apresento a Coleção Internacional de Cultura de Glomeromycota (CICG), localizada na Universidade Regional de Blumenau (FURB) e iniciada com recursos da FAPESC e CNPq. Uma coleção para abrigar culturas de fungos micorrízicos arbusculares (FMAs), hoje dispersas em várias Instituições brasileiras, tem sido um anseio de longa data da comunidade de micorrizólogos no Brasil. Assim, a CICG pretende se tornar um centro de referência para pesquisadores da área que poderão utilizar os recursos disponíveis para nela depositar as coleções já existentes em várias instituições, para subsidiar pesquisas que necessitam de identificação das espécies, e para o treinamento de recursos humanos na sistemática e cultivo de FMAs. O crescimento e a continuação desta coleção dependem do uso e das interações que os pesquisadores e colegas “micorrizeiros” farão dela.


Siga-nos no Instagram: @cicgfma

CONTATO:


Sidney Luiz Stürmer

Curador da CICG

Departamento de Ciências Naturais

Universidade Regional de Blumenau

89030-903 Blumenau, SC - Brasil

Telefone: (47) 3321-0924 / 3321-0363

sidneysturmer@gmail.com

cicgfma@gmail.com

Notícias:

30 de Agosto 2019- ATUALIZAÇÕES - Na página de Nomenclatura foi adicionado na lista de espécies duas novas espécies de Archaeospora. O Filo conta agora com 306 espécies descritas. Além disso, atualizamos a mudança taxonômica (em tempo!) proposta por A. Schussler e C. Walker de transferir Palaeospora para Archaeospora, O trabalho é um bom exemplo de como que a amostragem de taxa é importante numa análise filogenética.

30 de Agosto 2019- CURSO DE TAXONOMIA E CULTIVO DE GLOMEROMYCOTA. A sétima edição do Curso de Taxonomia e Cultivo de Glomeromycota será realizado na Universidade Regional de Blumenau, entre os dias 09 e 12 de Dezembro de 2019. Em breve maiores informações sobre as inscrições.

22 de Novembro 2018 - O novo site da CICG está oficialmente disponível para todos. O novo site da CICG começou a ser montado em Agosto de 2018 utilizando a plataforma Google Sites. Este imenso trabalho de refazer e adicionar novas páginas foi o resultado do site antigo ter sido, infelizmente, hackeado. Aproveitamos esta oportunidade para adicionar novas páginas como FAQ (Frequent Asked Questions) e Espaço Kids. Esperamos que todos curtam a nova página da CICG.


Como citar esta página:

CICG. Ano. Coleção Internacional de Cultura de Glomeromycota. Disponível em: < https://sites.google.com/site/cicgfma/home > Acesso em: xx/xx/xxxx.