Cada acesso incorporado na CICG recebe um código único que se refere ao País ou estado brasileiro de origem do acesso. Este código é atribuído tanto para acessos de culturas armadilhas, com varias espécies de FMAs, ou cultura puras contendo apenas uma espécie fúngica. A atribuição deste código está de acordo com a Convenção da Biodiversidade Biológica, para que a origem de cada acesso seja rapidamente identificado.
Os acessos possuem um código alfa-numérico, similar ao adotado no INVAM, formado pelos seguintes componentes:
1) 3 Letras que correspondem a origem geográfica de cada cultura, o qual permite uma rápida identificação do estado brasileiro ou do País de origem do acesso. Considerando que um dos objetivos da CICG é conservar germoplasma de FMAs originados do território brasileiro, os acessos provenientes dos estados brasileiros possuem seu próprio código. A lista abaixo apresenta as letras utilizadas e os estados brasileiros aos quais elas se referem.
2) Uma centena seguida de uma letra que é única para cada acesso (por exemplo, SCT115 ou MGR601). Na maioria dos casos, as culturas armadilhas permitem a esporulação de várias espécies de FMAs e tenta-se estabelecer culturas puras para cada uma delas. Assim, a letra após a centena serve para identificar isolados fúngicos presentes na mesma comunidade micorrízica, provenientes da mesma região geográfica mas pertencentes a espécies diferentes. Por exemplo, Gigaspora albida SCT250A e Acaulospora scrobiculata SCT250C são acessos de duas espécies que esporularam na cultura armadilha SCT250 e foram estabelecidas em culturas puras.
3) Um traço seguido por um número que indica a geração de cada cultivo durante o processo de repropagação. Cada acesso, principalmente os de cultura pura, são reativados após um certo tempo. Por exemplo, o acesso SCT250A-3 significa que este acesso está sendo propagado pela terceira vez.
RGS - Rio Grande do Sul
SCT - Santa Catarina
PRN - Paraná
SPL - São Paulo
RJN - Rio de Janeiro
MGR - Minas Gerais
ESP - Espirito Santo
GOI - Goiás
DEF - Distrito Federal
MTG - Mato Grosso
MTS - Mato Grosso do Sul
TOC - Tocantins
BHA - Bahia
SER - Sergipe
ALG - Alagoas
PNB - Pernambuco
PRB - Paraiba
RGN - Rio Grande do Norte
CRA - Ceará
PIA - Piauí
MRH - Maranhão
PRA - Pará
AMP - Amapá
AMZ - Amazonas
RRM - Roraima
RND - Rondônia
ACR - Acre
ARG - Argentina
FRA - França
USA - Estados Unidos