As atividades rotineiras da Coleção Internacional de Cultura de Glomeromycota (CICG) são desenvolvidas no Laboratório de Micorrizas e em duas Casa-de-Vegetação, pertencentes ao Departamento de Ciências Naturais, da Universidade Regional de Blumenau.
O Laboratório conta com uma área de 85 m2, com uma boa infraestrutura básica e distribuída de forma adequada permitindo que uma série de atividades seja desenvolvida concomitantemente. Neste laboratório são montadas e armazenadas as culturas puras pertencentes a CICG e desta forma é expressamente proibido a entrada de solo de campo neste ambiente.
Na entrada do laboratório há uma bancada em granito com uma pia para a limpeza de vidrarias e material em geral. Ao lado encontra-se o banho-maria (com fácil acesso a pia para colocar água) e uma estufa onde são secos os materiais e as lâminas com os esporos.
Uma estação de trabalho conta com uma lupa de boa qualidade e um microscópio Axiostar Plus (marca Zeiss) que são utilizados para analise da colonização radicular, coleta de esporos e identificação. Nesta lupa são feitas as medições dos esporos, observação da cor e limpeza dos mesmos para o estabelecimento das culturas puras e estabelecimento dos “vouchers” (em azida e lâminas). A estação está montada em bancada com cadeiras confortáveis e ajustáveis para se ter um ambiente de trabalho adequado e eficiente. Ao lado encontra-se uma centrifuga utilizada no processo de extração dos esporos.
Uma segunda estação de trabalho conta também com uma lupa de boa qualidade e microscópio Axio Imager 2 com iluminação transmitida para campo claro, campo escuro e DIC. Neste microscópio as imagens dos esporos são capturadas para alimentar as páginas referentes a descrição das espécies e para publicação de trabalhos. No computador adjacente encontram-se as imagens armazenadas bem como um banco de dados de bibliografia sobre micorrizas, o qual é atualizado quinzenalmente. Esta estação foi montada sobre uma mesa de madeira nobre com um vidro sobre a mesma para proteção.
As culturas puras de FMAs são armazenadas em uma BOD e três geladeiras, mantidas a 4oC nas quais não é permitido qualquer tipo de solo ou outro material não relacionado a coleção. Outras geladeiras menores são utilizadas para as atividades rotineiras do laboratório como estocagem de sementes, de placas de Petri com esporos, soluções nutritivas, etc.
O trabalho mais pesado de montagem de culturas armadilhas ou experimentos, peneiragem úmida e esterilização de substrato em autoclave são realizadas em um laboratório adjacente, compartilhado com outros professores.
A CICG conta com duas casas-de-vegetação para suas atividades rotineiras. A casa-de-vegetação onde são mantidas apenas as culturas puras possui uma área de 24 m2, construída até a altura de 1,2 m com blocos de concreto e acima destes com placas de policarbonato alveoladas. O chão é totalmente coberto com piso cerâmico não escorregadio. As bancadas são fixas, com placas galvanizadas sobre blocos de concreto. O acesso a esta casa de vegetação é restrito e a limpeza é feita mensalmente com água corrente e hipoclorito de sódio. O controle de insetos e pragas que possam atacar as culturas é feita periodicamente. Um sistema de iluminação será instalado brevemente para suplementar a iluminação solar.
Uma segunda casa-de-vegetação feita com placas de policarbonato, com bancadas fixas de placas galvanizadas e suplementação de luz é utilizada para as culturas armadilhas e qualquer ensaio ou experimento que contenha solo do campo.
Bancada com pia, estufas, centrifuga e banho-maria
Bancada com lupas e microscópios
Bancada com balanças e micro-ondas
Geladeiras
Microscópio e Lupa com sistema de captura de imagem
Culturas puras de FMAs estocadas em geladeira