Depósito de Culturas

O fortalecimento de uma coleção de culturas também se deve ao número de depósitos que recebe, bem como à sua qualidade. Em relação ao número de depósitos procuramos diversificar os acessos de culturas originadas em diferentes condições ambientais e regiões geográficas. A qualidade destes depósitos pode ser medida pela sua viabilidade e potencial de inóculo (quando se trata de culturas puras) ou pela quantidade de espécies diferentes esporuladas após um ciclo de cultura.

Novos acessos podem ser depositados na CICG de duas maneiras:

1. Solo de campo

Os solos podem ser enviados diretamente do campo para incorporação na coleção. Nestes casos, este solo é misturado com areia esterilizada e incorporado na coleção como uma cultura armadilha, com seu próprio código. Deve ser lembrado que o resultado do primeiro ciclo de armadilhas é altamente variável dependendo do potencial do inóculo inicial do solo. Se após o primeiro ciclo a produção de esporos for baixa, a cultura será novamente propagada para mais um ciclo de propagação durante 3-4 meses.

Depósitos provenientes de solos de campo são estabelecidos em sua própria casa-de-vegetação para o cultivo de armadilhas, não sendo cultivados na mesma casa-de-vegetação contendo culturas puras. No caso em que durante o ciclo da cultura a planta hospedeira foi atacada por patógenos, como nematóides, oomicetos ou outros fungos, a cultura será destruída (autoclavada).

O colaborador que depositar um acesso como solo de campo terá direito, sem custo, à cultura pura de um fungo originário desse acesso.

2. Culturas Puras e Colheitas de Armadilhas

Culturas armadilhas (contendo várias espécies de HFMAs) ou culturas puras (contendo apenas uma espécie) podem ser depositadas na CICG. De fato, encorajamos o depósito de cultura de armadilhas, pois desta forma a diversidade de espécies obtidas em cultura pura será maior.

Cada depósito, desde que seja viável e em boas condições, dá direito ao colaborador de receber uma cultura da CICG sem custo. Se o colaborador depositar uma cultura armadilha, ele(ela) poderá receber uma das espécies presentes nesta cultura de armadilha, sem nenhum custo, depois de ter sido propagada na cultura pura. Se o colaborador depositar uma cultura pura, pode receber, sem custo, inóculo de qualquer espécie da CICG.

No caso de depósito de culturas puras, os colaboradores terão acesso, gratuitamente, às culturas (200 ml) que depositaram. É importante que esta cultura seja solicitada com pelo menos 4 meses de antecedência, uma vez que nem todos os acessos serão mantidos em quantidades.

Cada depósito feito deve ser acompanhado pelo formulário de depósito da CICG. As informações apresentadas neste formulário serão transferidas para nossas bases de dados e constituem a documentação inicial de cada acesso. Nessa forma, o colaborador deve indicar ao CICG se o depósito será acessível ao público ou se deve permanecer apenas para uso restrito no CICG, e também, se o colaborador deseja receber todas as informações do depósito após o primeiro ciclo de propagação do mesmo ou se não houver necessidade de enviar esses dados.