Em Glomeromycota, a espécie não representa a unidade funcional da micorriza, pois as características usadas para identificá-la estão localizadas nos esporos, enquanto os atributos funcionais (por exemplo, absorção de P) dependem das características do fungo como extensão da colonização, produção de micélio externo, etc. Isso foi demonstrado na literatura e no Brasil temos o exemplo do efeito diferenciado de diferentes isolados de Claroideoglomus etunicatum no crescimento do cafeeiro (Siqueira et al. 1998).
Desta forma, cada isolado fúngico tem sua própria história ecológica e os colaboradores devem se esforçar para incluir o máximo de informações possíveis sobre suas culturas ou acessos que serão depositados no CICG. Esta informação é importante, especialmente quando os isolados de fungos foram usados anteriormente em experimentos e sua eficiência foi comprovada, bem como se eles vêm de ambientes pouco explorados para FMAs.
Esta informação é importante por dois motivos:
1. Permitem o acúmulo de informações biogeográficas do germoplasma depositado na CICG, principalmente para isolados do território brasileiro ou da América Latina,
2. Contribuem para a tomada de decisões na escolha de isolados fúngicos para que pesquisadores testem hipóteses específicas, façam comparações apropriadas, repitam experimentos e até mesmo acumulem informações sobre seus próprios isolados fúngicos.
As informações mais importantes são:
- Características do local de origem do isolamento fúngico;
- Localização (latitude e longitude);
- Planta hospedeira ou comunidade de plantas (indicar a vegetação associada no caso em que o isolamento fúngico não é originado de uma rizosfera);
- propriedades do solo (físico e químico);
- Condições climáticas.
No caso do isolado ou acesso de fungos ter sido propagado em vasos, informe a história anterior do cultivo desse isolado:
- Data de início e colheita do cultivo em vaso;
- Planta hospedeira usada para multiplicação;
- Propriedades físicas e químicas do substrato de cultura utilizado.
Se o isolamento fúngico foi usado em experimentos que geram publicações, é importante ter uma lista de referências.
Para cada acesso que um colaborador deseja depositar na CICG, solicitamos que ele preencha o máximo de informações no Formulário de Depósito.