Curador da Coleção Internacional de Cultura de Glomeromycota
Graduação em Biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (1987-1991)
Ph.D. em Genética e Biologia do Desenvolvimento pela West Virginia University (WVU, Morgantown, WV, USA) (1994-1998)
Pós-Doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina (1999-2000)
Professor do Departamento de Ciências Naturais da FURB (2000-presente)
Licença Sabática na University of Kansas, Lawrence, KS, USA (2017-2018)
Página do Sidney - aqui tem a história toda !
Desde a tenra idade, a observação dos seres vivos desperta em mim imensa curiosidade investigativa. Interesso-me pela ciência da sistemática filogenética, e ao iniciar o curso de Ciências Biológicas na FURB em 2008, estava eu, decidido a estudar mais profundamente a filogenia de algum grupo de organismos. Conheci e comecei a estudar os fungos micorrízicos arbusculares (FMAs) em maio de 2009, tendo iniciado uma pesquisa de iniciação científica com estes fungos em agosto do mesmo ano. Atualmente sou Biólogo pela FURB e Mestre em Ciência do Solo pela UFLA, e atuo em pesquisas com ênfase na diversidade, cultivo e taxonomia de FMAs. Gosto de viajar, fazer extensas caminhadas contemplando paisagens e seus componentes, e de descansar nos costões rochosos das belas praias de Santa Catarina. Atraem minha atenção, literatura científica e alguns subgêneros de ficção especulativa. Meu gosto musical é muito variado, porém, merecem destaque a música tradicional (e.g. música folclórica alemã e música nativista), música medieval, polka, schlager, alguns subgêneros de rock e o brega. Também aprecio despender algum tempo para degustar bom alimento (e.g. hackepeter, rollmops) e boa bebida (e.g. bier, schnaps), só (quando assumo meu alter ego eremita), ou em boa companhia.
e-mail: kemmelmeier.k@gmail.com
Em 2018, ao iniciar a graduação em Agronomia na UFSC, desenvolvi interesse pela área de Biologia e Ecologia do Solo. No ano seguinte, iniciei como bolsista de iniciação científica, no laboratório de Ecologia da universidade, onde estudei sobre a influência de espécies arbóreas na diversidade da fauna do solo em sistemas agroflorestais (SAFs). Ainda no mesmo ano, dei início a projetos envolvendo, também, a caracterização de fungos micorrízicos (FMAs) e nematóides em diversas áreas como plantios florestais nativos e exóticos, áreas em restauração, áreas agrícolas e SAFs. Esses estudos perduraram ao longo de todos os cinco anos de graduação e me possibilitaram experiências suplementares em diferentes laboratórios da universidade, como de Anatomia Vegetal, Genética e Recursos Florestais. Já decidida de que iria seguir os estudos envolvendo FMAs, realizei um breve projeto envolvendo co-inoculação de bactérias e FMAs no laboratório de Microbiologia da universidade. Por fim, finalizei a graduação com um estágio em uma empresa produtora de fertilizantes biológicos e precursora da Agricultura Natural no Brasil. Atualmente, sou mestranda em Biodiversidade, na FURB, e realizo estudos envolvendo traits micorrízicos, com foco na família Claroideoglomeraceae. A continuidade nos estudos se deu pela admiração ao mundo acadêmico e o sonho de um dia poder lecionar sobre temas que aprendi e estou aprendendo, envolvendo as Ciências Agrárias e Biológicas. Fora do mundo acadêmico, busco aperfeiçoar o hábito da leitura, sendo Colleen Hoover uma das minhas autoras favoritas !
e-mail: lidia.klestadt@gmail.com
Sou acadêmica do curso de graduação em Ciências Biológicas da Universidade Regional de Blumenau – FURB. Atualmente sou Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/FURB) no Laboratório de Micorrizas, onde estou desenvolvendo um experimento para analisar os efeitos de diferentes níveis de nitrogênio em algumas espécies de fungos micorrízicos. Desde quando eu era criança, me encantava observar plantas e animais. Em 2019, quando estava no oitavo ano do ensino fundamental, decidi seguir uma profissão na área da biologia. Minha oportunidade de trabalhar no laboratório surgiu após conversar sobre meu interesse pela botânica com minha professora de biologia no terceiro ano da Escola Técnica do Vale do Itajaí – ETEVI. Ao ingressar na graduação, em 2024, pude conhecer uma diferente área da biologia – a Micologia - através da bolsa de pesquisa. Gosto de ler ficção fantástica, jogar jogos de tabuleiro, aprender idiomas, viajar, fazer trilhas e estar em contato com a natureza. Conviver com a equipe do laboratório e sempre aprender coisas novas com a pesquisa estão sendo experiências muito boas.
e-mail: pkuchenbecker@furb.br