PROGRAMAÇÃO

Novembro de 2018

Editorial

«Traduzir o vento invisível pela água que ele esculpe ao passar.»

Robert Bresson

Em Novembro, o nosso Cineclube e a disciplina de Filosofia apresentam uma programação desenvolvida em parceria.

No mês em que a procura pelo saber e a paixão pelo cinema se encontram, serão projectados três filmes absolutamente imperdíveis que aprofundam o mesmo leitmotiv: o Vento.

Assim, nos dias 19, 21 e 28 de Novembro, serão projectados «As Asas do Vento» (2013), de Hayao Miyazaki, «O Vento» (1928), de Victor Sjöström, e «Une Histoire de Vent» (1988), de Joris Ivens, filmes distintos entre si, tanto na abordagem, como no questionamento, mas que comungam do trabalho em torno da mesma força: o Vento – força tamanha e invisível que se manifesta nos elementos mais simples e concretos. Como lembra Robert Bresson: «Traduzir o vento invisível pela água que ele esculpe ao passar.».

Entretanto, no âmbito das Comemorações do Dia Mundial da Filosofia, dedicadas este ano, na António Arroio, ao Fim da Grande Guerra, já na próxima quarta-feira, dia 14 de Novembro, será exibido o filme «A Grande Ilusão» (1937), de Jean Renoir. Trata-se de uma obra maior da História do Cinema que conta a história do aprisionamento, pelos alemães, de soldados e oficiais franceses e do relacionamento que se estabelece entre os dois lados.

A programação deste mês não seria possível sem o apoio da distribuidora Outsider Films, da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, do Plano Nacional de Cinema, através da sua coordenadora Elsa Mendes, e a dedicação e o profissionalismo de Abel Ribeiro Chaves / Bazar do Vídeo. A todos, o nosso muito obrigado!

Vem e traz outro amigo também!

«É algo que todos os realizadores têm em comum, creio, este hábito de ter um olho aberto dentro deles e outro no exterior. (...) Eis uma ocupação que nunca me cansa: olhar.».

Michelangelo Antonioni



© Cineclube Edgar Sardinha | 2018-2019