Editorial

Dezembro de 2021

Pelo nono ano consecutivo, Portugal celebra O DIA MAIS CURTO com sessões de cinema por todo o país.

À semelhança dos últimos anos letivos, e a encerrar o ano de 2021, também o Cineclube da Escola Artística António Arroio — Prof. Edgar Sardinha volta a associar-se a esta iniciativa organizada pela Agência da Curta Metragem e o Curtas Metragens CRL, a qual, inspirada no fenómeno astronómico que assinala o dia mais curto do ano, celebra o cinema na sua forma curta!

Nos dias 15 e 16 de dezembro, no Estúdio 213, serão projetados dois programas muito especiais:

— o programa «Curtas do Mundo» terá lugar quarta-feira, dia 15 de dezembro, às 16h15, e propõe uma viagem por algumas das obras exibidas na mais recente edição do festival Curtas Vila do Conde que oferecem um olhar astuto sobre problemáticas atuais que ultrapassam fronteiras: We Have One Heart, de Katarzyna Warzecha (Polónia), A Questo Punto, de Pablo Cotten e Joseph Rozé (França) e Le Roi David, de Lila Pinell (França).

— o programa «Novas Curtas Portuguesas» terá lugar quinta-feira, dia 16 de dezembro, às 8h30 e às 10h15, e reúne três curtas-metragens que percorrem todos os géneros cinematográficos, numa oportunidade única para conhecer autores nacionais e as histórias que têm para nos contar: The Shift, de Laura Carreira (Portugal e Reino Unido), O Teu Nome É, de Paulo Patrício (Portugal), e Sortes, de Mónica Martins Nunes (Portugal e Alemanha). Este último programa tem ainda uma particularidade especial: o facto de quer a realizadora Laura Carreira, quer a realizadora Mónica Martins Nunes, terem sido ex-alunas da António Arroio, que assim regressam àquela que é a sua «casa». A realizadora Mónica Martins Nunes e o produtor Pedro Fernandes Duarte estarão presentes para uma conversa no final da sessão das 10h15, de dia 16/12.

A presente extensão da iniciativa O DIA MAIS CURTO só é possível graças à parceria estabelecida entre o nosso Cineclube e a Agência da Curta Metragem e Curtas Metragens CRL e conta com o apoio da Bazar do Vídeo, garante de uma projeção de excelência.

Vem e traz outro amigo também!

SORTES
Mónica Martins Nunes · Portugal · Alemanha
2021 · FIC · 39’

Velhos montes vão caindo vagarosamente sobre a terra. A mesma terra da qual um dia foram erguidos. E sem protesto, voltam a ser só chão, como se não tivessem abrigado gerações de gente lavrando, semeando, ceifando, amassando e comendo o fruto do duro trabalho. Fingindo não ter escutado as estórias, modas, décimas e outras poesias; e testemunhado a seca, o abandono, a fuga para a cidade. Sortes acompanha a vida dos restantes habitantes e seus animais, espalhados pela Serra de Serpa no Baixo Alentejo. Ao ritmo do trabalho do campo e pela voz dos poetas populares, torna-se retrato dos que ficaram e réquiem aos que foram.


THE SHIFT
Laura Carreira · Portugal · Reino Unido
2020 · FIC · 9’

Anna, uma trabalhadora temporária, passeia o cão de manhã antes de ir às compras. Vagueia pela secção de produtos com desconto do supermercado, tentando encontrar os mais acessíveis. À medida que se aproxima da caixa, a agência liga; perdeu o turno. The Shift procura capturar a condição vulnerável de um trabalhador temporário e revelar as consequências imediatas da distância perigosamente curta e sempre presente que separa emprego e pobreza, segurança e tumulto.


O TEU NOME É
Paulo Patrício · Portugal
2021 · ANI · 24’

Um olhar sobre o caso do assassinato de Gisberta Salce Jr., transexual, seropositiva, toxicodependente e sem-abrigo que foi violentamente torturada durante vários dias por um grupo de 14 adolescentes no Porto, em 2006. Com testemunhos de amigas transexuais de Gisberta, assim como entrevistas inéditas a dois dos envolvidos no caso. Abordando conceitos como memória, violência, condição social, discriminação e identidade de género, “O Teu Nome É” confronta dessa forma diferentes perspetivas e dimensões da condição humana.


O REI DAVID (LE ROI DAVID)
Lila Pinell · França
2021 · FIC · 41‘

Shana está à procura de um emprego e precisa de dinheiro para deixar a França e seu grupo errado. Mas o passado que ela quer esquecer nunca está longe. Além disso, quererá ela realmente deixar tudo para trás?


A QUESTO PUNTO
Pablo Cotten, Joseph Rozé · França
2021 · FIC · 26‘

Depois de se conhecerem numa festa, Isaac e Ava passam a noite a caminhar no frio inverno parisiense e, sem se aperceberem, apaixonam-se. Mas Ava tem que ir para o Brasil no dia seguinte. Enquanto ele espera por ela sozinho, Isaac descobre que o avião de Ava desapareceu.


WE HAVE ONE HEART
Katarzyna Warzecha · Polónia
2020 · ANI · DOC · 11‘

Depois da morte da sua mãe, Adam depara-se com algumas cartas que os pais trocaram anos antes. Esta é uma oportunidade para ele saber mais sobre o pai que nunca conheceu. A justaposição de desenhos animados e material de arquivo faz-nos voltar quarenta anos atrás e permite-nos descobrir um extraordinário segredo de família.


«É algo que todos os realizadores têm em comum, creio, este hábito de ter um olho aberto dentro deles e outro no exterior. (...) Eis uma ocupação que nunca me cansa: olhar.».

Michelangelo Antonioni



© Cineclube da Escola Artística António Arroio - Prof. Edgar Sardinha | 2021-22