Em Dezembro, a António Arroio associa-se novamente à iniciativa O DIA MAIS CURTO!

Editorial

A encerrar o ano de 2020, e à semelhança dos últimos anos letivos, o nosso Cineclube volta a associar-se à iniciativa O DIA MAIS CURTO, organizada pela Agência da Curta Metragem e o Curtas Metragens CRL. A iniciativa celebra a grande festa da curta-metragem com sessões de cinema por todo o país!

Atendendo à atual situação pandémica, as turmas do curso de Comunicação Audiovisual da Escola Artística António Arroio irão assistir, em sala de aula, a duas programações especiais:

— a primeira sessão, Novas Curtas Portuguesas, reúne curtas metragens, pérolas da produção nacional mais recente, com uma atenção especial sobre alguns dos mais jovens e promissores realizadores portugueses; a seleção é eclética e variada, percorrendo vários géneros e abordagens.

— a segunda sessão, Curtas do Mundo, reúne seis curtas-metragens de vários pontos do globo e múltiplas visões da realidade, colocando o espectador em contacto com questões da sociedade contemporânea; de histórias da juventude e do confronto com o mundo, a histórias de memória, passando ainda pelas relações familiares, a sessão promete não deixar ninguém indiferente.

Esta Extensão só é possível graças à parceria estabelecida com a Agência da Curta Metragem e Curtas Metragens CRL.

PROGRAMA


Novas Curtas Portuguesas


NESTOR

João Gonzalez · Portugal · Reino Unido
2019 · ANI · 6’

Nestor, um homem com vários comportamentos obsessivo-compulsivos, vive num barco-casa instável que nunca para de oscilar.

BUSTARENGA

Ana Maria Gomes · Portugal · França
2019 · DOC · 30’

Como acontece em todos os verões desde que nasceu, Ana vai a Bustarenga, uma pequena aldeia situada na montanha, no interior de Portugal. Aos 36 anos, esta parisiense de origem portuguesa ainda é solteira. Os habitantes da aldeia, preocupados com o seu futuro, fazem-na compreender que o tempo urge. Ana vai ouvir os conselhos e os avisos dos moradores para encontrar o príncipe encantado segundo os preceitos da aldeia.

NHA MILA

Denise Fernandes · Portugal · Suíça
2020 · FIC · 19’

Depois de 14 anos longe da sua terra natal, Salomé viaja para a Ilha de Santiago, Cabo-Verde, para ver o seu irmão cuja vida está presa por um fio. Faz escala no aeroporto de Lisboa, onde Águeda, empregada de limpeza, a reconhece como "Mila", sua velha amiga de infância. Águeda convida-a a passar as horas de escala em sua casa, com as mulheres da sua família. Enquanto Salomé luta para desmagnetizar a dolorosa ligação com a sua terra, o espírito do bairro devolve-a à essência à qual ela pertence.

O CORDEIRO DE DEUS

David Pinheiro Vicente · Portugal · França
2020 · FIC · 15’

As festas de verão de uma vila portuguesa enchem-se de sensualidade e violência neste enigmático retrato de uma íntima família.

Curtas do Mundo

O 28

Fabien Meyran · França
2019 · ANI · 5‘

Em Lisboa, um casal de turistas alemães está pronto para subir a rua no 28, o mítico elétrico lisboeta. Subitamente, os travões falham e todos os ocupantes são arrastados para uma vertiginosa viagem… com um bebé a bordo!

NÃO ESTAMOS PERTO DE SER SUPER-HERÓIS

Lia Bertels · Bélgica · Portugal
2019 · ANI · 13‘

A recolha de testemunhos a partir de entrevistas a crianças é a base para este filme, que constrói, a partir desses depoimentos, uma abordagem ao mundo da infância e uma reflexão sobre a passagem à idade adulta.

EU, JULIA

Arvin Kananian · Suécia
2020 · FIC · 15’

Julia, uma jovem adolescente de 14 anos, testemunha frequentemente os maus tratos físicos e psicológicos que o seu pai exerce sobre a sua mãe. O medo em que Julia vive diariamente reflete-se nas diversas atividades que inicia, mas que nunca consegue finalizar por recear a reação do pai extremamente controlador.

MEMORÁVEL

Bruno Collet · França
2019 · ANI · 12‘

Louis, um pintor, e a sua esposa Michelle passaram recentemente por alguns acontecimentos estranhos. O universo em seu redor parece estar a mudar. Lentamente, móveis, objetos e pessoas perdem o seu realismo. Eles separam-se; às vezes, desintegram-se.

ALTÖTTING

Andreas Hykade · Portugal · Alemanha · Canadá
2020 · ANI · 12’

Sabem, quando eu era uma criança, apaixonei-me pela Virgem Maria, aconteceu numa pequena aldeia da Baviera chamada Altötting.

TESTEMUNHA

Ali Asgari · Irão · França
2020 · FIC · 15‘

“Testemunha” retrata uma mãe que acede ao pedido da filha para trocar um vestido e pondera parar para ajudar alguém em apuros. Filmado com um olhar preciso que eleva a tensão potencial de qualquer pequeno gesto, aqui as consequências das decisões atingem-nos de surpresa e perduram no olhar dos outros.


«É algo que todos os realizadores têm em comum, creio, este hábito de ter um olho aberto dentro deles e outro no exterior. (...) Eis uma ocupação que nunca me cansa: olhar.».

Michelangelo Antonioni



© Cineclube da Escola Artística António Arroio - Prof. Edgar Sardinha | 2019-2020