Artistas Exposição"Do MARGS ao AMARP"

Claudio Tozzi

Pintor. Bastante versátil, o artista explora diferentes técnicas e temas ao longo de sua trajetória. Da arte pop, abordando temáticas políticas e urbanas, à pintura abstrata, privilegiando formas geométricas, Tozzi traça um caminho de investigação da plasticidade da pintura e se consolida como um expoente da arte moderna brasileira.

Inicia a carreira como artista gráfico na década de 1960, quando vence o concurso de cartazes para o 11º Salão Paulista de Arte Moderna (1962), antes mesmo de iniciar sua graduação em arquitetura, concluída em 1968, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP). Vivencia toda a efervescência política e cultural da década de 1960, marcada por importantes fatos históricos, tanto nacional como internacionalmente.

Ermelindo Nardin

Estuda na Escola de Belas Artes de São Paulo entre 1957 e 1962 e, paralelamente, faz curso de história da arte com Wolfgang Pfeiffer, de desenho e pintura com Augusto Barbosa, de história da estética com Renato Cirell Czerna no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateubriand (Masp). Freqüenta o curso As Etapas da Arte nos Séculos XIX e XX, no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP), em 1968. No mesmo ano, realiza sua primeira exposição individual no Museu de Arte Contemporânea José Pancetti (MACC). Ministra curso de xilogravura na Escola de Belas Artes de São Paulo, entre 1961 e 1962. Recebe o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) de Melhor Desenhista de 1980. Em 1983 o Masp publica o livro Retratos Imaginários de Ermelindo Nardin 1978/1983, com texto de Jacob Klintowitz. O artista leciona no Departamento de Artes Plásticas da Unicamp em 1986 e ministra o curso Expressão Gráfica, Formas e Cores no Paço das Artes, em 1988.


Em sua última entrevista a um meio de , realizada em 30 de janeiro de 2022, o artista contou como foi muito censurado em Piracicaba. “Fui eu quem trouxe a Arte Contemporânea aqui para Piracicaba e foi muito difícil, porque Piracicaba é uma cidade bem acadêmica. O começo foi difícil. Os primeiros salões foram difíceis, os cursos foram difíceis de trazer”, revelou o artista.


Morreu em 2023.


Francisco Moeller

Escultor. Trabalha principalmente com escultura em metal. Costuma inserir em suas esculturas tem aplicação de moeda , tesoura , haste de talher , porca , parafuso , moela e outros metais. Trabalha também com sucata.

Normando Martinez Santos

Entusiasmados, seus pais não lhe deixaram faltar materiais para seu possível desenvolvimento. Resmas de papéis, caixas de giz ceras, potes de guache, aquarelas, massinhas coloridas, argila enfim, todo tipo de material disponível em papelarias da cidade e que se entedia como possibilidade de avanço. Passeio diversos, idas ao zoológico eram frequentes. Livros e coleções de pintura e de pintores eram comprados sem economia.

Já aos 10 anos, Normando manipulava estes suportes com resultado bastante expressivo, contudo os fazia nos intervalos dos desenhos, que eram feitos incessantemente e de leituras, que se expandiam além do universo da pintura.

Sérgio Lopes

Formou-se em Licenciatura Plena em Educação Artística na Universidade de Caxias do Sul. Fez o curso de "Elementos Pictóricos" com Fernando Baril na Escola de Arte da Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul. Professor, das disciplinas de desenho, do Curso de Tecnologia em Moda e Estilo na Universidade de Caxias do Sul (UCS).




Norberto Stori

Formado em Desenho e Plástica pela Faculdade de Comunicações e Artes da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), São Paulo; mestre, doutor em Comunicação e Artes e livre-docente em Artes.

Obras em Acervo: Museu Nacional da Aquarela da Cidade do México/México. Museu de Arte Contemporânea de São Paulo-MAC/SP. Museu de Arte Moderna de São Paulo–MAM/SP. Museu de Arte do Rio Grande do Sul-MARGS/RS. Museu da Gravura Brasileira -Bagé/RS. Museu de Arte Contemporânea de Botucatu/SP. Acervo Artístico Cultural do Governo do Estado de São Paulo/SP.

Coleções Particulares: Brasil, Estados Unidos, Dinamarca, Itália, Japão, França, Suiça, Alemanha, Portugal, Espanha e Argentina.

Marisa Bicelli

Fotógrafa de cena. Pintora.

Rosário Rodrigues.

Pintora.

Ursula Hamburger

Pintora.

Julio R.

João R. Gonçalves

VOLTAR AO INÍCIO DA EXPOSIÇÃO