Exposição “Simpatia para alguma coisa acontecer" de Ana Paula Bertoldi
e curadoria de Daniele Alana

Quando: de 06 de Outubro a 06 de Novembro de 2023

Onde: Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho 

Como: segundas, 9h às 16h; terças a sextas, das 9h às 22h. Finais de semana, das 16h às 22h.

Respeitando a classificação indicativa regulamentada pela Secretaria Nacional da Justiça, esta exposição tem Classificação Indicativa Livre.


Simpatia para alguma coisa acontecer”, exposição selecionada pela Convocatória de Arte – Exposições 2023, abre para público no dia 06 Outubro, na Galeria de Artes do Centro de Cultura Ordovás.

Em Outubro abre a exposição de Ana Paula Bertoldi na cidade de Caxias do Sul. A clássica visita guiada de abertura contará com a participação da artista e Daniele Alana, conta também com a presença do artista multimídia Lovinho, residente do Coletivo de música eletrônica TTT+, coletivo LGBTQIA+, de Porto Alegre que irá trazer sua pesquisa mais recente na cena eletrônica. às 19h do dia 06 de Outubro de 2023, na Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho.

Ana Paula Bertoldi é bacharel em Artes Visuais pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e trabalha como artista, produtora e educadora. Investiga dinâmicas do corpo-espaço refletindo sobre as margens entre comportamento, lembranças e desordem dos territórios sensíveis Na exposição “Simpatia para alguma coisa acontecer”, a artista apresenta o uso de diferentes suportes e linguagens como fotografia, vídeo, instalação, criação de objetos e escrita que fazem parte do seu desenvolvimento e sugerem um novo sentido de lugar e de pertencimento, através da sua investigação autobiográfica. São trabalhos que provocam um encantamento à realidade, misturando vestígios de lembrança com imaginação para criar um espaço que possibilite ver outras formas de se relacionar com o lugar da presença. 

A visita guiada “Algo para celebrar: simpatias para ficar” com a artista e com a curadora, conta também com a presença do artista multimídia Lovinho, residente do Coletivo de música eletrônica TTT+, coletivo LGBTQIA+, de Porto Alegre que irá trazer sua pesquisa mais recente na cena eletrônica. A celebração oferece doces e salgados típicos de festa de aniversário, evocando um ritual de comemoração a partir de memórias de infância e seus elementos. 

No dia 7 de outubro, a artista e curadora irão realizar duas ações para os públicos. Na manhã, às 9h, a curadora conduzirá o encontro de educadores “Outras simpatias: como amarrar um educador” prevê contextualização da narrativa poética da artista e suas simpatias, realização de uma visita guiada à exposição de arte, incentivando a observar detalhes, símbolos e contextos presentes nas obras, promovendo uma discussão em grupo para compartilhar as impressões e a interpretação dos educadores, e na parte da tarde, às 14h30min, a artista realizará a oficina “O que cabe nas lembranças?” que dedica à exploração criativa e à expressão pessoal, situado na intersecção entre a palavra dita, lembranças inventadas e memórias imaginadas. Os participantes serão incentivados a refletir sobre suas memórias pessoais, sejam elas reais, fictícias ou uma mistura de ambas. 

As oficinas são gratuita e os interessados devem se inscrever através da UAV DIGITAL: https://sites.google.com/view/uavdigital até o dia 06 de outubro de 2023.

A exposição fica em cartaz até o dia 06 de novembro e possui classificação indicativa livre. A visitação é gratuita e pode acontecer nos seguintes horários: segundas, das 9h às 16h; terças a sextas, das 9h às 22h; sábados, domingos e feriados, das 16h às 22h, na Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura Ordovás, localizado na rua Luiz Antunes, 312, no Bairro Panazzolo.

GALERIA DE FOTOS 

VISITA VIRTUAL

VISITAS

REGISTRE SUA VISITA


O registro da sua visita digital é muito importante para o nosso controle, além de ser muito fácil! Através da comprovação de frequência nas exposições virtuais, conseguimos avaliar que tipo de exposição proporciona uma visita mais assídua de pessoas. O registro de Visita também ajuda a reunir o feedback do público, assim podendo auxiliar a produção e organização de futuras mostras, exposições e projetos.