Exposição "Nossas Senhoras" de Mara Galvani

Quando: de 29 de  julho à 29 de agosto de 2022

Onde: Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho

Como: segunda, das 9h às 16h; terça a sexta, das 9h às 22h; finais de semana, das 16h às 22h.

Nas palavras da curadora Silvana Boone:

 “A exposição Nossas Senhoras concretiza um projeto autobiográfico da artista Mara Galvani tendo a figura das mulheres “de família” – e da sua família - como tema central: a realidade vivida num contexto patriarcal tornada poética artística como uma catarse de um passado irreversível, num presente de mudanças sociais. Nos últimos dois anos, Galvani resgatou a história de vida da sua mãe, os principais ritos de passagem que incluem momentos sociais e religiosos e dessa forma, sua própria história foi sendo desvelada a cada imagem. A artista encontra nas diferentes linguagens da arte os elementos para concretizar uma ideia poética em obra concreta, mesclando apropriações de elementos da sua existência real com uma criação poética através de fotografias, relevos, gravuras, apropriação de objetos encontrados e escolhidos nos seus baús, revisitados pelas suas memórias e ressignificados ao se tornarem palavras e obras de arte.

Imagens simbólicas e objetos de referência de ritos religiosos que não podiam ser questionados, como batismo, primeira comunhão e o casamento na igreja eram aceitos e tomados como obrigações impostas pela sociedade patriarcal e durante muito tempo, as mulheres eram as “nossas senhoras”, fossem elas, as figuras associadas à imagem da Virgem Maria ou as senhoras casadas que, de uma forma machista, pertenciam a um marido ou a uma família regida por um pai. Sempre subordinadas a uma figura masculina, a filha do fulano, a esposa do beltrano e assim por diante, eram as identidades vinculadas a um sobrenome que lhes desse o devido respeito.

E adentrando na história da mãe, a partir da quebra de padrões, com sua separação vinte anos após o casamento, a artista, até então a filha de alguém,  passa a ser a filha da separada. Mara Galvani reúne suas memórias vivas e se coloca nos lugares das senhoras da geração anterior à sua, quando assume as rédeas de sua própria vida, como tantas outras mulheres que deixam de ser a filha de X, a mulher de Y, e tendo suas identidades dissociadas de qualquer outra figura masculina.”


MARA GALVANI - (Antônio Prado, 1972) é professora, artista visual e poeta. Doutora em Letras (UCS/UniRitter), Mestre em Educação (UFRGS), Especialista em Artes Visuais e em Ensino da Arte (UCS) e graduada em Educação Artística – Habilitação Artes Plásticas (UCS), vive e trabalha em Caxia do Sul, RS. Docente na Universidade de Caxias do Sul (UCS), desde 2006, atua no Ensino e na Extensão. Há trinta anos participa de exposições coletivas no Brasil e no exterior, entre as mais recentes estão: UCS 45 anos – Homenagem desenhada, Galeria Gerd Bornheim/RS, 2013; I Bienal C, Chico Lisboa/RS, 2013; Arte + Arte: Visões da liberdade, Museu dos Direitos Humanos/RS, 2014; Útero Museu e Domesticidade: Gerações do feminino na arte, MARGS/RS, 2014; Professores-Artistas/Artistas-Professores, UERGS/Fundarte/Feevale/Campus 8/RS, 2014-2015; Livros: Tradição e Subversão, MusCap/RS, 2015/2016; Clara Pechansky e suas Amigas, Galeria Frida Kahlo/Universidade Autônoma de Sinaloa, México, 2019; Encontros Proximais, DMAE/RS, 2019; Fora da Cor, Casa dos Rosa, IEAVI/MAC/RS, Campus 8, 2020-2021; 2021 contemporâneas, Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho/RS; Feições da imagem: A vida transformacional do retrato, Galeria Duque/RS, 2021; Mulheres em diálogos: Memória, tempo e movimento, UNESC/SC, 2021; Mulheres no Plural, Galeria Duque e Campus 8/RS, 2020-2021; Instantes no Tempo, Galeria Duque/RS, 2021. Desde 2010, participa do Projeto Internacional Miniarte, com coordenação geral de Clara Pechansky, sendo uma das coordenadoras regionais. Tem obras em acervos como AMARP, Campus 8/UCS e g.i Galeria de Arte/RS. 


SILVANA BOONE - (Caxias do Sul, 1967) é curadora e crítica de arte. Doutora em Artes Visuais (PPGAVI-UFRGS), Mestre em Comunicação e Semiótica (PUCSP), Especialista em Artes Visuais (UCS) e Licenciada em Educação Artística (UCS). Professora e pesquisadora na Universidade de Caxias do Sul desde 1995.

GALERIA DE FOTOS

VISITA VIRTUAL

VISITAS

REGISTRE SUA VISITA


O registro da sua visita digital é muito importante para o nosso controle, além de ser muito fácil! Através da comprovação de frequência nas exposições virtuais, conseguimos avaliar que tipo de exposição proporciona uma visita mais assídua de pessoas. O registro de Visita também ajuda a reunir o feedback do público, assim podendo auxiliar a produção e organização de futuras mostras, exposições e projetos.