Exposição “A serviço do sentido” de Antonio Valiente e Alessandra Rech

Quando: de 29 de julho a 28 de agosto de 2022

Onde: Sala de Exposições do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho

Como: segunda, das 9h às 16h; terça a sexta, das 9h às 22h; finais de semana, das 16h às 22h.

Em 20 retratos, duas décadas de financiamento cultural em Caxias

Exposição 'A serviço do sentido', do fotógrafo Antonio Valiente, abre nesta sexta-feira, 29 de julho, no Centro de Cultura Ordovás

Representar mais do que a fisionomia, a personalidade, é a premissa do retrato. É esse gênero de fotografia que Antonio Valiente reúne na exposição A serviço do sentido, que estreia dia 29 de julho no Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho. Retratos de 20 artistas contemplados ao longo dos 20 anos da criação do Fundo Pró-Cultura (que dá origem ao Financiarte sete anos mais tarde), foram feitos em preto e branco pelo fotógrafo, a fim de captar, com a expressão individual, parte da memória desse que é o principal fomento cultural do município, ao lado da Lei de Incentivo à Cultura (LIC). 

Contemplado na edição de 2021 do Financiarte, o projeto A serviço do sentido pretende contribuir com o debate em torno da importância social da arte. A exposição traz fragmentos textuais de entrevistas com os artistas, selecionados seguindo critérios como o da diversidade de épocas em que foram contemplados, gêneros, origem, representatividade e adesão às categorias de atuação, a fim de demonstrar que a oportunidade de financiamento é essencial para a consolidação de trajetórias na área. 

Integrante da 15ª Semana da Fotografia, a exposição aproxima a história das produções culturais locais de sua comunidade e documenta o incentivo municipal caxiense, considerando seu papel paradigmático como política pública. Nos retratos, expoentes das sete categorias contempladas nos editais: Teatro, Música, Dança, Artes visuais, Cinema e vídeo, Literatura e Folclore.

A jornalista e escritora Alessandra Rech, responsável pelos extratos textuais da exposição, argumenta que o artista está “a serviço do sentido”. 

– A proposição que dá nome a este projeto articula o propósito de chamar a atenção para a importância social dos trabalhadores da cultura em tempos em que discursos obscurantistas, inseridos em projetos de poder, tentam desconstruir a importância do incentivo cultural – afirma.

Segundo a jornalista, a arte nos ajuda a estabelecer relações de empatia com os outros e pontos de contato com as próprias questões subjetivas, conectando-nos à essência como forma de resistir, o que se faz ainda mais vital em sociedades calcadas no consumo e consequente objetificação do ser humano. 

GALERIA DE FOTOS

VISITA VIRTUAL

VISITAS

REGISTRE SUA VISITA


O registro da sua visita digital é muito importante para o nosso controle, além de ser muito fácil! Através da comprovação de frequência nas exposições virtuais, conseguimos avaliar que tipo de exposição proporciona uma visita mais assídua de pessoas. O registro de Visita também ajuda a reunir o feedback do público, assim podendo auxiliar a produção e organização de futuras mostras, exposições e projetos.