Exposição “tu, Costura!" de Cristina Lisot

Quando: de 20 de maio à 19 de junho de 2022

Onde: Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho

Como: segunda, das 9h às 16h; terça a sexta, das 9h às 22h; finais de semana, das 16h às 22h.

 A partir do dia 20 de maio de 2022, a Galeria de Artes do Centro de Cultura Ordovás recebe a exposição “Tu, Costura!” de Cristina Lisot. A exposição que envolve artes performáticas e têxteis ficará em cartaz até o dia 19 de junho e poderá ser conferida gratuitamente todos os dias, no Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul.


“Tu, costura! Fala sobre presença. Sobre o corpo.

A pele. Nossa linha divisória entre o dentro e o fora, entre os mundos.

Nossa primeira vestimenta.


Linha. Fio. Trama destes. Círculo. Malha. Tecido. Pele.

Como tornar visível aquilo que não é carne, que não é concreto?


O vento sopra do sul. Eu sinto.

O peso e a forma dos pés sobre a sola mostram a alma que ali habitou.

Quais os fios que a ligam à terra?


Qual a dança destes pés?

Quais as tramas do destino?

Quais os genes que me cobriram com esse manto maleável, permeável?


Esta exposição fala sobre mim, sobre meu pai, sobre minha mãe. Dois corpos que me colocaram em carne. Bem feita, inacabada, bailarina dos sonhos, pés agarrando o chão, amiga das moiras… ...numa interface quase líquida, ele me disse: Tu, costura!”

A poética apresentada por Cristina Lisot, abarca trabalhos realizados na interface das artes performáticas e têxteis. Assim, a exposição compreende a série in progress de BiORDADOS [bordados de imagens de análises bioquímicas, as vezes microscópicas, sobre suporte de papel manteiga que originalmente eram matrizes perfuradas para bordar], o objeto têxtil ○ [deseja concretizar a ideia de corpo e fronteira que se abre, que é porosa e maleável, que permite a entrada de luz por sua trama, seus poros], o tríptico Tu, costura! [3 pares de botas que falam sobre a presença de uma alma], vestido branco, vestido de tricot, for de cabeça e vídeo da performance Florescer [concepção, performance, figurino e adereço coordenados em apresentação de palco italiano que aborda os sentidos e teve aroma de fores dispersando na plateia, por ocasião das apresentações], o políptico in progress intitulado FoRMaS [estudo de corpos, seus volumes e suas sobras], Luto [fala sobre a impotência frente a morte] e Pé de bailarina [que apresenta o novo, aborda o futuro].


Além da exposição, serão oferecidas duas atividades comandadas pela artista. No dia 20 de maio, celebrando e demarcando a abertura da exposição uma Visita Guiada + Tricot para iniciantes com Cristina Lisot, às 18h45min. E, no sábado seguinte, dia 21 de maio, às 16h, a oficina “Tricot manual sobre outros suportes”. Ambas atividades tem vagas limitadas e devem ser inscritas antecipadamente por meio da UAV DIGITAL (https://sites.google.com/view/uavdigital)


Cristina Lisot: Cristina nasceu em 1973 em Caxias do Sul-RS, cidade onde reside e trabalha. Seu interesse pelo corpo, pelos têxteis e pelo movimento figuram como seu recorte de pesquisa. Paralelamente à formação estrita em Bioquímica, cursou cadeiras de graduação em Artes Plásticas, Artes Dramáticas e Educação Física, estruturando currículo próprio. É pós-graduada e possui mestrado. Iniciou carreira na dança contemporânea em 1998 e passeia pelos espaços entre as artes. É bailarina, intérprete-criadora, figurinista e artista têxtil.


GALERIA DE FOTOS

VISITA VIRTUAL

VÍDEO INTEGRANTE DA EXPOSIÇÃO:

VISITAS

REGISTRE SUA VISITA


O registro da sua visita digital é muito importante para o nosso controle, além de ser muito fácil! Através da comprovação de frequência nas exposições virtuais, conseguimos avaliar que tipo de exposição proporciona uma visita mais assídua de pessoas. O registro de Visita também ajuda a reunir o feedback do público, assim podendo auxiliar a produção e organização de futuras mostras, exposições e projetos.