Exposição "Futuros Vencidos” de Vinicius Libardoni

Quando: de 11 de novembro a 11 de dezembro de 2022

Onde: Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho

Como: segunda, das 9h às 16h; terça a sexta, das 9h às 22h; finais de semana, das 16h às 22h.

Selecionada pela Convocatória de Arte – Exposições 2022, a exposição Futuros Vencidos retrata o percurso íntimo de Vinicius Libardoni, uma jornada que diz respeito ao êxodo territorial e sentimental do arquiteto-artista ítalo-brasileiro. Nascido no interior do Paraná, formado em arquitetura em Florianópolis com passagem profissional por São Paulo, precisou se deslocar dez mil quilômetros para reconhecer na cidade polonesa de Wrocław, onde fez mestrado e doutorado em artes visuais, uma geografia que lhe fosse familiar.

Esta exposição é um relato gráfico de sua busca pessoal por reencontrar propósito em uma profissão que lhe parecia exaurida de sentido. Longe de casa, o artista foi confrontado com uma realidade completamente nova que, de golpe, prendeu sua atenção. Sua curiosidade, somada ao estranho hábito de caminhar olhando para cima, comum aos arquitetos, lhe aproximou daquelas novas velhas arquiteturas polonesas e o passado de influência alemã em ruínas, relíquias do Bloco de Leste, séculos distintos coexistindo e sobrepondo-se no mesmo espaço urbano.

Os edifícios que compõem esta série refletem o interesse latente pelo tema da ruína e da suspensão do tempo. Futuros que poderiam ter sido, mas que nunca chegarão a sê-lo, são as possibilidades nunca vividas ou, ainda, uma profecia de futuro que não poderá jamais existir.

Aberta ao público a partir do dia 11 de novembro de 2022 na Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, a exposição é um relato gráfico da busca pessoal do artista por reencontrar propósito em uma profissão que lhe parecia exaurida de sentido.


GALERIA DE FOTOS

VISITA VIRTUAL

VÍDEO INTEGRANTE DA EXPOSIÇÃO

VISITAS

REGISTRE SUA VISITA


O registro da sua visita digital é muito importante para o nosso controle, além de ser muito fácil! Através da comprovação de frequência nas exposições virtuais, conseguimos avaliar que tipo de exposição proporciona uma visita mais assídua de pessoas. O registro de Visita também ajuda a reunir o feedback do público, assim podendo auxiliar a produção e organização de futuras mostras, exposições e projetos.