Exposição “AUTOAVERBAÇÕES" de Paulo Vega Jr.

Quando: de 15 de abril a 15 de maio de 2022

Onde: Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho

Como: segunda, das 9h às 16h; terça a sexta, das 9h às 22h; finais de semana, das 16h às 22h.

AUTOAVERBAÇÕES, exposição individual do artista visual Paulo Vega Jr., contempla um recorte temporal de 15 anos de produção de obras de arte em diversas linguagens artísticas e suportes criativos como, por exemplo, desenho, fotografia, instalação, livro de artista, objeto, performance e vídeo.

As obras que integram a exposição se debruçam sobre o entrelaçamento e a relação entre arte e vida, em especial no que diz respeito aos temas de autobiografia, identidade e memória.

Tanto a relação entre arte e vida quanto os temas de autobiografia, identidade e memória, permeiam a pesquisa e a produção do artista desde sua graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística - Habilitação em Artes Plásticas (2008) pela Universidade de Caxias do Sul/UCS.

Essas mesmas temáticas, assim como os atravessamentos e os desdobramentos tanto a partir quanto entre elas, nortearam a pesquisa e a produção artística desenvolvidas pelo artista como requisitos para obtenção tanto do grau de Mestre em Arte (2013) quanto do grau de Doutor em Arte (2018), ambos obtidos pela Universidade de Brasília/UnB.

Por isso, o título AUTOAVERBAÇÕES, ou seja, anotações, declarações, registros de e sobre si próprio, já que esse é o cerne da trajetória tanto prática quanto teórica do artista e, portanto, das obras que compõem essa exposição.

As obras presentes em AUTOAVERBAÇÕES partem da auto-observação, da autorreflexão e da exploração de experiências íntimas e pessoais como forma e método de caracterizar e examinar acontecimentos, desejos, emoções, hábitos e situações que se conectam tanto entre si quanto se inserem em um ou mais contextos culturais, históricos, políticos e sociais.

Em linhas gerais, AUTOAVERBAÇÕES aborda o cruzamento entre as esferas do individual e do coletivo, do interior e do exterior, do íntimo e do partilhado, do público e do privado, do visível e do invisível.

É no ponto de cruzamento entre essas esferas que as obras que compõem a exposição possibilitam o estabelecimento de conversas com o visitante, onde a autobiografia, a identidade e a memória do artista evocam e tocam a biografia, a identidade e a memória do visitante.

Uma questão central da maior parte das obras que compõem a exposição diz respeito ao antropônimo, o nome completo, do artista.

A seleção das obras que tratam sobre essa questão compõe um arco que caracteriza o desejo de mudança e reivindicação de retificação de seu nome completo e que, de maneira crescente, borram e extrapolam as fronteiras entre arte e vida chegando a um ponto de simbiose, onde a arte é a vida e a vida é arte.


Além da exposição, o artista estará oferecendo atividades gratuitas para a comunidade: 

- no dia 28 de abril, haverá uma Visita Guiada com o artista, às 18h45min. Interessados devem se inscrever gratuitamente através da UAV DIGITAL (https://sites.google.com/view/uavdigital) até o dia 27 de abril.

- nos dias 02 e 04 de maio, às 11h20min, haverá dois encontros voltados para PROGRAMA EDUCATIVO UAV, e que tem inscrições abertas para ouvintes até o dia 01 de maio de 2022, também pela UAV DIGITAL.

GALERIA DE FOTOS

VISITA VIRTUAL

VÍDEOS INTEGRANTES DA EXPOSIÇÃO

VISITAS

REGISTRE SUA VISITA


O registro da sua visita digital é muito importante para o nosso controle, além de ser muito fácil! Através da comprovação de frequência nas exposições virtuais, conseguimos avaliar que tipo de exposição proporciona uma visita mais assídua de pessoas. O registro de Visita também ajuda a reunir o feedback do público, assim podendo auxiliar a produção e organização de futuras mostras, exposições e projetos.