Exposição “Apagamento - substantivo masculino (ou ‘Impulsos imitativos’)” de Élcio Miazaki

Quando: de 29 de  julho à 29 de agosto de 2022

Onde: Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho

Como: segunda, das 9h às 16h; terça a sexta, das 9h às 22h; finais de semana, das 16h às 22h.

A partir do dia 02 de setembro, a Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, recebe mais um projeto expositivo selecionado pela Convocatória de Arte – Exposições 2022.

O projeto de exposição terá como abrangência a produção (datada de 2017 até o ano presente) do artista paulistano Élcio Miazaki, arquiteto de formação, com abordagem de um capítulo específico do Primeiro Socorro Psicológico, existente em manuais de treinamento do exército brasileiro, extinto durante a ditadura civil-militar no país e que não retornou mesmo com a redemocratização. 

A partir desse capítulo muitos trabalhos criados a partir dele estarão expostos, como: 'Ajude a pessoa que você vai tentar ajudar, sem espírito de censura ou ridículo' e 'Cada um tem necessidades, complexos e recordações, conscientes e subconscientes, que lhe são exclusivas', são alguns dos trechos escolhidos. Dois deles foram montados em bases que remetem a negatoscópios (caixas de luz presentes em clínicas para consulta de chapas de raio-x). Os alojamentos presentes na pintura/desenho em tela onde a posição das camas faz alusão ao controle existente nesses ambientes militares, lembram também leitos hospitalares. O trabalho em louças que reproduzem os procedimentos de primeiros socorros conviverá com o vídeo que traz duas duplas de rapazes (uma que serviu ao exército e outra que não serviu), na tarefa de discutir as diferenças entre os movimentos e os cuidados com o corpo do outro. Uma imagem criada em 2021, composta por fotos 10x15, remete ao isolamento enfrentado com a pandemia de Covid-19. 

Por fim, o trecho: 'A decisão sobre se um homem necessita auxílio ou não, dependerá de acharmos se o que ele está fazendo é lógico, se ele é ou não capaz de cumprir o seu dever e se ele pode ou não cuidas de si mesmo', certamente pode ser considerado como uma síntese sobre a exposição quanto aos questionamentos dos modelos de homem que deverão ser superados, em pleno século XXI. Tudo num espaço expositivo da cidade cujo nome 'Caxias' tem origem no patrono do exército brasileiro.

A exposição poderá ser visitada todos os dias, nos seguintes horários: segunda, das 9h às 16h; terça a sexta, das 9h às 22h; finais de semana, bem como nos feriados de setembro, das 16h às 22h.

A visitação é gratuita e a exposição fica em cartaz até o dia 02 de outubro. A Galeria de Artes do Centro de Cultura Ordovás, fica na Rua Luiz Antunes, 312, no Bairro Panazzolo em Caxias do Sul. 

GALERIA DE FOTOS

VISITA VIRTUAL

VISITAS

REGISTRE SUA VISITA


O registro da sua visita digital é muito importante para o nosso controle, além de ser muito fácil! Através da comprovação de frequência nas exposições virtuais, conseguimos avaliar que tipo de exposição proporciona uma visita mais assídua de pessoas. O registro de Visita também ajuda a reunir o feedback do público, assim podendo auxiliar a produção e organização de futuras mostras, exposições e projetos.