Exposição “Além da coleção: Uma visita a subjetividade das obras do AMARP”

Quando: de 20 de maio à 19 de junho de 2022

Onde: Sala de Exposições do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho

Como: segunda, das 9h às 16h; terça a sexta, das 9h às 22h; finais de semana, das 16h às 22h.

O Museu na contemporaneidade deve edificar-se como um ambiente vivo, dinâmico, plural e coletivo. Se é vivo, necessita da interação humana. Sua presença no ambiente marca a rotina do ser e do espaço. Com a transmutação e fluxo de pensamentos, surgem novas ideias que com criatividade e entusiasmo, buscam disseminar todos os tipos de manifestações e expressões culturais, agindo contra o desconhecimento e a ignorância.  

O museu em sua integridade deve estar disposto a dialogar com seu público. Deve buscá-lo e cativar a sua volta através de suas ações. Para os mais sensíveis, é notório o reconhecimento destas instituições e sua importância como guardiãs do conhecimento, em um mundo onde o obscurantismo nos assombra de modo veloz. 

Assim surge a parceria entre MusCap e a UAV (Unidade de Artes Visuais) através do AMARP, o Acervo Municipal de Artes Plásticas de Caxias do Sul, exibindo para a comunidade, através desta mostra, um pequeno recorte das diferentes manifestações artísticas que está sob a guarda da instituição. Quando conhecemos um acervo museal, e aqui falamos de uma coleção artística, precisamos conhecer sua história, que se transformou em um dos principais repositórios de arte da região. As obras que a constituem, narram entre suas cores, formas e conceitos, o conhecimento histórico, teórico e técnico de artistas regionais e nacionais, agora apresentados nesta exposição. 

A mostra além de exibir estas obras e manifestar-se como uma ferramenta contra a desinformação e intolerância, intenciona a “ensinar”, pois o poder dos museus está no ofício de despertar a curiosidade na alma dos seus espectadores, para que sejam livres e busquem em si a identificação e representatividade nas diversas expressões artísticas, aqui apresentadas. 

Além da exposição, os curadores e profissionais a frente do Museu dos Capuchinhos do RS, realizarão a atividade “Adentro do AMARP: conhecendo e desenhando uma coleção” direcionada ao Programa Educativo UAV no mês de junho. A atividade direcionada para instituições de ensino formal ou informal são abertas para ouvintes. Interessados podem se inscrever, gratuitamente, até o final de maio, na plataforma online da Unidade de Artes Visuais, a UAV DIGITAL: (https://sites.google.com/view/uavdigital)

A atividade proposta sinaliza sobre a necessidade e importância de se conhecer os espaços culturais da cidade. Neste caso, um diálogo entre o Museu dos Capuchinhos e o AMARP, instituições sérias e que tem por missão a criação e democratização do conhecimento, em suas diferentes manifestações culturais. Além de conhecer as obras de arte selecionadas pelos curadores, os participantes terão a oportunidade de fazer uma breve atividade com práticas de desenho.


A exposição “Além da coleção: Uma visita a subjetividade das obras do AMARP” abre abre para visitação a partir do dia 20 de maio de 2022, na Sala de Exposições do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho.

A exposição apresentará 16 obras de 13 artistas, são eles:

Alice Soares

Beatriz Balen Susin

Daniela Antunes

Enio Squeff

Elisa Zattera

Francisco Stockinger

Valdira Teresinha Danckwardt

Juventino Dal Bó

Mara Beatriz Caruso

Marlene Ivete Longhi

Nilton Antônio Maia da Silva

Pedro Vicente Saretta

Terezinha Finger Fiorio

GALERIA DE FOTOS

VISITA VIRTUAL

VISITAS

REGISTRE SUA VISITA


O registro da sua visita digital é muito importante para o nosso controle, além de ser muito fácil! Através da comprovação de frequência nas exposições virtuais, conseguimos avaliar que tipo de exposição proporciona uma visita mais assídua de pessoas. O registro de Visita também ajuda a reunir o feedback do público, assim podendo auxiliar a produção e organização de futuras mostras, exposições e projetos.