Exposição "PLURAL" do Grupo 11mais

Quando: de 13 de agosto a 05 de setembro de 2021

Onde: Sala de Exposições do Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho (Rua Luiz Antunes, 312 – Panazzolo)

Como: segunda, das 9h às 16h; terça a sexta, das 9h às 22h; finais de semana, das 16h às 22h.

Nesta exposição, o Grupo 11mais apresenta como resultado de pesquisas individuais e curadoria coletiva, a obra de 11 artistas movidos por uma vontade e fascínio: a fotografia no território da arte.

O grupo se conhece no Curso Processo Criativo em Fotografia, ministrado pela Artista Visual Vilma Sonaglio em 2019, no Atelier Livre da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Instigados, pela busca no campo da arte através da fotografia, os participantes obtiveram eco em suas produções quando, ao final do curso, em junho do mesmo ano, realizam a exposição “Atenção, Fotografia”. Longe de um suposto fim, eles demonstram querer seguir suas pesquisas em conjunto e são convidados por Vilma Sonaglio a continuar os encontros no seu Atelier, com sua orientação. Semanalmente seguem compartilhando seus questionamentos, suas proposições, reflexões, seu estar no mundo, como bem nos apresenta a arte hoje. Nesta exposição materializam suas produções.

Os artistas convidam para a exposição “Plural”, etimologicamente - mais de um. Sim, são 11 com a certeza de mais... onze significações possíveis e singulares compartilhadas. Onze propostas que encontram ressonância no que Carl Jung nos deixou como ensinamento quando nos coloca: “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana”. Onze almas humanas comunicando, através da pluralidade de expressões o que a arte pode nos proporcionar: emoção e questionamento.

Anelise nos mostra a delicadeza num mundo...talvez indelicado, Carlos e sua sempre homenagem a Mulher, Clarice questiona a presença hostil do ser humano na natureza, Claudia esta no limite entre fronteiras, Gelson nos traz imagens onde outros universos são possíveis, Idalma em sua trajetória de vida resignifica o movimento da bicicleta, Josiane nos apresenta os índices de uma sociedade, Margareth percebe os insistentes rastros da natureza num jogo de mostrar e esconder, Rosangela usa a abstração para produzir um universo poético, Rosinha utiliza a fotografia como veículo para a representação, historicamente datada, da experiência humana e ainda Vilma nos indaga, metaforicamente, se há a possibilidade da matéria possuir mesmos origem e fim...o átomo.

Além da exposição, como hábito da Unidade de Artes Visuais, é oferecida uma atividade gratuita ao público.

No dia 24 de agosto, terça-feira, a partir das 17h, irá ao ar um material da exposição chamado “Reflexões” com o coletivo. A atividade integrará a 14ª Semana da Fotografia e poderá ser conferida aqui na plataforma da Unidade de Artes Visuais, a UAV DIGITAL.

______________

Sobre Vilma Sonaglio

Natural de Bento Gonçalves, Vilma Sonaglio reside em Porto Alegre desde a década de 80. No Centro Histórico da capital gaúcha, ela mantém seu ateliê, lugar de suas produções, experimentações e descobertas. O interesse pela fotografia surgiu durante a graduação em Artes Plásticas, no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em abril de 1997, finalizou o Mestrado em Artes Visuais, no qual aprofundava, ainda mais, suas pesquisas na fotografia.

Seu trabalho vem sendo exposto ao longo dos anos no Brasil, Alemanha e México. Entre as individuais mais recentes, destacam-se: ...sem início nem fim...sempre..., Espaço Cultural ESPM Sul, em Porto Alegre, 2018; ...do pó ao pó...aqui..., apresentada no Paço dos Açorianos, em Porto Alegre, 2018; ?cómo es tu forma?, exibida em 2016 na Fototeca de Veracruz, em Veracruz, México; lo que los ojos no pueden ver no Centro Cultural Brasil-México, no México (2013). Integrou coletivas como A Fotografia e suas Transversalidades: cênicas, gráficas e pictóricas, Galeria de Arte do IAD, Pelotas/RS (2019). Entre as distinções recebidas, estão o Prêmio aquisição Museu de Arte de Brasília (1998), o Prêmio Porto Seguro Pesquisas Contemporâneas (2003), Indicação ao Premio Açorianos (2008) e o Prêmio aquisição Salão de Arte Sacra Contemporânea, 2010. Mais informações, acesse: vilmasonaglio.com

GALERIA DE FOTOS

GALERIA DE FOTOS

Reflexões do Grupo 11mais:

VISITAS

REGISTRE SUA VISITA


O registro da sua visita digital é muito importante para o nosso controle, além de ser muito fácil! Através da comprovação de frequência nas exposições virtuais, conseguimos avaliar que tipo de exposição proporciona uma visita mais assídua de pessoas. O registro de Visita também ajuda a reunir o feedback do público, assim podendo auxiliar a produção e organização de futuras mostras, exposições e projetos.