Exposição "OBRAS ALEATÓRIAS DE UMA PANDEMIA: EXPOSIÇÕES IMPREVISTAS",

de Marina Luísa Almeida

Quando: de 31 de outubro a 13 de dezembro de 2020

Onde: Sala de Exposições do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho

Como: segunda, das 9h às 16h; terça a sexta, das 9h às 22h; finais de semana, das 16h às 22h.

Através das referências do seu próprio corpo fotografado, Marina Luísa, artista visual e designer, apresenta naturezas mortas e figuras corpóreas em suas diversas características, nas suas criações. A artista costuma representar elementos contemporâneos cortantes, pontiagudos, madeiras, bichos, líquidos e olhos expressivos que retratam críticas e situações cotidianas vividas por ela mesma ou por mulheres cisgênero. Temáticas como conflitos, disforias de gênero, sexualidade ou mesmo prazeres e aceitação refletem em seus trabalhos.

A exposição apresentada a partir de final de outubro na Sala de Exposições do Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, traz ao público produções realizadas, em sua maioria, no período de pandemia. As composições  que tem como predominância as cores quentes, é apresentada em experimentos  e m diversas técnicas como  aquarela, nanquim, grafite, tintas acrílicas ou óleo.

As obras de Marina que também exploram diversos suportes entre telas, papel, papelão e MDF, segue uma linha de produção: seu processo se inicia com os primeiros esboços, depois passa para a tela ou papel ganhando forma e cor. Com a proposta da obra em mente e pintura quase finaliza a artista titula a obra, para isso ela escreve diversos nomes que conectam com a obra, muitas das vezes faz busca em músicas ou poemas, que também inspiram a designer.

No dia 12 de novembro, às 19h, haverá uma conversa com a artista através do Google Meet falando sobre sua trajetória e seu processo criativo, explorando sobre as temáticas da exposição que circulam entre situações cotidianas de uma mulher, conflitos e críticas sociais. A atividade é gratuita e os interessados devem se inscrever até o dia 10 de novembro através do email uniartes@caxias.rs.gov.br. O link do encontro será enviado aos inscritos.

Marina Luísa, é designer e artista visual com grande influência na arte surrealista e expressionista. Nota-se influências dos artistas René Magritte, Rafal Olbinski, Leonor Fini e o brasileiro Fernando Baril.

“Obras Aleatórias de uma Pandemia: Exposições Imprevistas” apresenta exposições inéditas de artistas que realizaram produções no período de isolamento social por causa da pandemia (COVID-19). O projeto que tem a curadoria de Mona Carvalho, apresenta diversas exposições, obras, temáticas em uma única exposição, de uma forma mais leve, sem necessariamente haver um único conceito e/ou temática no resultado final.

GALERIA DE FOTOS

VISITA VIRTUAL

VISITAS

REGISTRE SUA VISITA


O registro da sua visita digital é muito importante para o nosso controle, além de ser muito fácil! Através da comprovação de frequência nas exposições virtuais, conseguimos avaliar que tipo de exposição proporciona uma visita mais assídua de pessoas. O registro de Visita também ajuda a reunir o feedback do público, assim podendo auxiliar a produção e organização de futuras mostras, exposições e projetos.