Exposição “EU E AS ESTRELAS” de Marcelo Xisto

Quando: de 14 de junho a 02 de julho de 2021

Onde: Museu Municipal de Caxias do Sul

Como: segunda, terça e quarta-feira, das 9h às 17h; quinta e sexta-feira, das 9h às 18h

PROJETO ARTISTAS DA PERIFERIA

Comemorando os 131 anos da cidade, na Semana de Caxias do Sul deste ano com o tema: “É tempo de solidariedade”, o gabinete da Secretaria Municipal da Cultura, em parceria com a Unidade de Artes Visuais apresenta exposições de arte resultantes do Projeto Artistas da Periferia.

Até o dia 02 de julho de 2021, será possível conferir a exposição "Energia, as forças da Natureza" com obras do jovem talento Felipe Boeira; a exposição “Eu e as estrelas” de Marcelo Xisto; e, a exposição “Le visage ” de Ousmane Mathurin Ndiaye.

O projeto aconteceu nos meses de março e de abril desde ano com o intuito de realizar mostras de artistas da periferia da cidade Caxias do Sul. O objetivo foi de instruir os jovens artistas visuais na construção de uma proposta expositiva, além de oportunizar a experiência da realização de uma exposição. O projeto teve como enfoque artistas principiantes com inuito de profissionalizar o trabalho do participante contribuindo para sua trajetória artística.

Através da exposição, os artistas também terão uma experiência da mostra de seus trabalhos e o contato do público em geral para com os seus trabalhando, oportunizando trocas e feedbacks para seu desenvolvimento.

As exposições poderão ser conferidas em horários diversificados para facilitar o acesso à Secretaria Municipal da Cultura, local onde as exposições estarão organizadas.

Sobre Marcelo Xisto

Marcelo Xisto, ou apenas Xisto como gosta de ser chamado é um artista em constituição.

Mineiro, nascido em cidade histórica e barroca, descende de uma família de artistas populares.

Quando criança costumava desenhar com frequência. Vez ou outra tinha a oportunidade de começar a pintar alguma tela em óleo, quase sempre finalizada pelo seu pai.

Na juventude morou com seu tio, também artista, em Belo Horizonte.

Nesse período auxiliou seu tio a montar exposições, frequentou espaços culturais e conheceu artistas.

Depois de um longo período sem se dedicar às artes, Xisto sentiu vontade de criar e resolveu atender o chamado das artes, potencializado pelo distanciamento provocado pela pandemia.

Seguindo seu desejo, tem produzido algumas séries temáticas e estudos como tentativas de reprodução com tinta acrílica sobre lixa, técnica que aprendeu observando seu tio e depois sendo orientado por ele.

Como plano de formação, Xisto pretende participar de oficinas e vivências com outros artistas.

Por enquanto, a única vez que expôs foi virtualmente, junto a outros artistas, em evento realizado pelo Libertas Coletivo de Artes, no Instagram em junho de 2020.

Suas obras podem ser encontradas no perfil do Instagram @xistomarcelo e também na galeria Arte Quadros, em Caxias do Sul – RS.

GALERIA DE FOTOS

O ARTISTA

VISITA VIRTUAL

VISITAS

REGISTRE SUA VISITA


O registro da sua visita digital é muito importante para o nosso controle, além de ser muito fácil! Através da comprovação de frequência nas exposições virtuais, conseguimos avaliar que tipo de exposição proporciona uma visita mais assídua de pessoas. O registro de Visita também ajuda a reunir o feedback do público, assim podendo auxiliar a produção e organização de futuras mostras, exposições e projetos.