Exposição "Começa casa adentro" de Everton Leite

Quando: de 10 de dezembro à 30 de janeiro de 2022

Onde: Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho

Como: segunda, das 9h às 16h; terça a sexta, das 9h às 22h; finais de semana, das 16h às 22h.

A exposição, selecionada pela Convocatória de Arte – Exposições 2021, é composta por 4 obras preenchendo a galeria das técnicas de fotografia, instalação, foto-performance, objeto, escrita e suas conexões. Entre releituras de trabalhos do portfólio do artista e propostas inéditas, a exposição amplia a pesquisa do artista sobre um tema específico: o lar, seu ambiente e suas memórias.

O artista pesquisa o tema da casa e suas dimensões há muitos anos em sua produção. Para ele, o ambiente doméstico não é apenas físico, mas um campo também poético, com mensagens e memórias a serem trabalhadas pela arte. Segundo o curador da exposição Renan Archer: “Enquanto nós que apenas vivemos a casa costumamos guardar apenas o que há de bom, Everton Leite pesquisa as minúcias desse lugar entre seus afagos e assombros. Para ele, o lar é como um sítio arqueológico, guardando as surpresas esperando ser descobertas pelos gatilhos da memória que não nos cabe julgar.”

Segundo Everton, a exposição traz episódios bastante particulares de sua vida em seu lar, mas também serve como um convite para que o público pense nas relações que possui em seu cotidiano. “Essa é uma exposição que parte de algo íntimo para refletir sobre o que é familiar a todos. Afinal, memórias da casa existem a todos nós, do nosso jeito” ele diz.


Sobre o artista

Everton Leite é Mestrando em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas e graduado em Licenciatura em Artes Visuais pela Faculdade de Artes do Paraná (2016). Seus trabalhos partem do que é cotidiano ao artista, principalmente a relação com sua casa, as memórias de infância e seus familiares. Também, em sua pesquisa, trabalha com textos advindos da literatura e com os conceitos de arquivo e memória. Dentre suas principais exposições se destacam a exposição individual Do que contam as paredes (2021), no Sesc Pato Branco e as exposições coletivas (à) Temporalidade (2017) no Museu Alfredo Andersen, Dizem mais do que nos falam (2018) no Museu Campos Gerais e Circuito de Arte Contemporânea de Curitiba (2019) no Portão- Cultural, no qual ganhou o primeiro lugar. Além disso mantem o selo de publicações artísticas Biblioteca de Casa, que faz parte da sua dissertação de mestrado, com financiamento da CAPES.


Sobre o curador

Renan Archer é graduado em Artes Visuais e atualmente mestrando em História (Arte, Memória e Narrativa), ambos pela Universidade Federal do Paraná. Atuou como arte-educador e ministrante de cursos para instituições como Caixa Cultural, Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba e Museu Casa Alfredo Andersen. Hoje, atua como redator para artistas e projetos culturais, bem como curador. Realizou curadorias pela BienalSur (2021), no SESC Pato Branco (2021), Museu Casa Alfredo Andersen (2019), ARQ/ART Galeria (2019), Museu da Gravura de Curitiba (2018). Também já atuou como jornalista cultural para o portal A Escotilha, Jornal Plural e revista Trama. No campo da pesquisa, investe no campo geral da teoria, crítica e história da arte, com maiores interesses em temáticas que envolvem práticas de arte contemporânea e espaço urbano.


Atividades

Além da exposição, como de hábito, o artista estará oferecendo a oficina “Álbum de figurinhas caseiro” em dois momentos: quinta-feira (09/12), às 18h15min e na sexta-feira (10/12), às 14h. Para participar da oficina os interessados devem se inscrever gratuitamente pela UAV DIGITAL na aba Educativo.

GALERIA DE FOTOS

VISITA VIRTUAL

VISITAS

REGISTRE SUA VISITA


O registro da sua visita digital é muito importante para o nosso controle, além de ser muito fácil! Através da comprovação de frequência nas exposições virtuais, conseguimos avaliar que tipo de exposição proporciona uma visita mais assídua de pessoas. O registro de Visita também ajuda a reunir o feedback do público, assim podendo auxiliar a produção e organização de futuras mostras, exposições e projetos.