Exposição "A ESCOLHA DO ACASO" de Dedé Ribeiro

Quando: de 18 de dezembro de 2020 a 31 de janeiro de 2021

Onde: Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho

Como: segunda, das 9h às 16h; terça a sexta, das 9h às 22h; finais de semana, das 16h às 22h.

Selecionada pela Convocatória de Arte 2020 da Unidade de Artes Visuais da Secretaria de Cultura de Caxias do Sul. Depois de ser apresentada nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2020 no Centro Histórico-Cultural da Santa Casa de Porto Alegre, a mostra chega a Caxias com a inclusão de obras inéditas, algumas realizadas durante a pandemia.

Nesta individual, a artista Dedé Ribeiro exibe uma série de trabalhos marcada por uma novidade temática: a manifestação de sua faceta dramatúrgica na composição de suas colagens. Nestas obras é possível perceber pequenas metáforas e até fábulas, formando realidades possíveis trazidas à tona a partir de uma sucessão de escolhas. O acaso como força motora surge do ato da sucessão de escolhas: a sorte de ter em mãos certa revista, matéria prima para o trabalho; a seleção aleatória de certas figuras nelas contidas, recortadas e armazenadas em uma espécie de banco de imagens; e a manifestação da preferência por um conjunto dessas imagens para composição de uma obra.

A exposição é dividida em três eixos temáticos: “A Escolha do Acaso” - conjunto de 12 obras que dão nome à exposição e formam um oráculo cuja mensagem será sugerida ao público de forma interativa; “Diagnóstico por Colagem” - série de obras feitas usando como base exames médicos (tomografias, raios-x, etc) cujos títulos são perguntas que instigam o público a interrogar-se sobre o que vê, da relação da obra com seu título e de sua relação com a questão em si; e “Crônicas Visuais”, coletânea de obras cujos temas são relacionamentos, meio ambiente, questões de gênero, entre outros. Este é um convite ao exercício do olhar àquilo que surge ou acontece a esmo, sem motivo ou explicação aparente.

"Meu trabalho começou a se mexer sozinho, depois das primeiras exposições. Acho que antes havia uma vontade tão grande de romper com a palavra que eu evitava ao máximo a narrativa. Agora parece que consegui conciliar "a dramaturga" com "a colagista" e as novas colagens tem pouco desenho (embora tenham) e muita narrativa. É possível entender pequenas metáforas e até fábulas, formando realidades possíveis provocadas por escolhas. Aí aparece o acaso. O acaso de encontrar uma determinada revista, de receber uma coleção de presente, de ler algo no twitter que faz mudar toda a intenção da obra. Um acaso que vem das escolhas, de toda uma vida e múltiplas disciplinas. "A Escolha do Acaso" é como o ovo e a galinha, não tem como saber o que vem primeiro e isso traz um fascínio mágico", afirma Dedé sobre a nova mostra. E complementa: “como aconteceu no "Diagnóstico por Colagem" em que o público era convidado a responder as perguntas-título das obras, essa nova exposição também propõe interatividade, mas sem spoiler”.

Dedé Ribeiro é jornalista por formação, com mestrado na Universidade de Paris I - Sorbonne (França) e mestrado em Artes Visuais na UFRGS. Reconhecida produtora cultural e também dramaturga, Dedé esteve ligada às artes visuais por toda a vida, por ser filha de artista amador e mãe do curador e galerista Lucas Ribeiro. A direção de centros culturais especializados, o mestrado na área e os estudos dos últimos cinco anos em neurociência, mudaram radicalmente sua vida, fazendo com que encontrasse uma outra forma de se expressar que não pelas palavras: a arte com desenho e colagens. Em 2018 teve sua primeira exposição "Diagnóstico por Colagem" em Porto Alegre (Vasco1020) e em São Paulo (Galeria Recorte). Em 2019 participou da coletiva da Galeria Caláfia e seu trabalho foi a capa do recente álbum da banda Lítera (Arquétipos - O encontro com a sombra). Em 2020, além da nova exposição acima citada, Dedé participou de duas coletivas na Recorte (SP). Uma em janeiro, pelo aniversário da galeria e outra em setembro (virtual) “Colagem Pandêmica”. Curadoria de Francisco Dittrich

No dia 31 de janeiro, às 15h, haverá um workshop de iniciação à colagem com a artista. A Atividade é gratuita e será no formato virtual. Inscrições devem ser realizadas até o dia 28 de janeiro através do e-mail uniartes@caxias.rs.gov.br

GALERIA DE FOTOS

VISITA VIRTUAL

Confira a visita guiada, com Dedé Ribeiro:

VISITAS

REGISTRE SUA VISITA


O registro da sua visita digital é muito importante para o nosso controle, além de ser muito fácil! Através da comprovação de frequência nas exposições virtuais, conseguimos avaliar que tipo de exposição proporciona uma visita mais assídua de pessoas. O registro de Visita também ajuda a reunir o feedback do público, assim podendo auxiliar a produção e organização de futuras mostras, exposições e projetos.