Exposição “2021 contemporâneas”, com curadoria de Silvana Boone e obras do AMARP

Quando: de 14 de maio a 13 de junho de 2021

Onde: Galeria de Artes do Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho

Como: segunda, das 9h às 16h; terça a sexta, das 9h às 22h; finais de semana, das 16h às 22h.

A exposição 2021 contemporâneas apresenta 21 artistas mulheres, de diferentes gerações, caxienses ou com vínculos fortes com a cidade que, constroem parte da história do acervo municipal com suas trajetórias na arte local. Aos 21 anos do século XXI, são contemporâneas por estarem ativas; são contemporâneas por seus processos e linguagens, pelos conceitos e por estarem em movimento no tempo presente. São elas:

ALINE CHAVES, ANDRESSA CANTERGIANI, BEATRIZ BALEN SUSIN, CARINE PANIGAZ, CLARA KOPPE, ELISA ZATTERA, FLÁVIA TRONCA, GLAUCIS DE MORAIS, HELOISA CORRÊA, JANE DE BHONI, MÁDIA BERTOLUCCI, MARA DE CARLI, MARA GALVANI, MÁRCIAH CASAL, MARIA DO CARMO VERDI, NATÁLIA BIANCHI, ODILZA MICHELON, RITA BRUGGER, ROSALI PLENTZ, VERLU MACKE e VIVI PASQUAL.

Esta exposição resulta do Projeto de Pesquisa “O papel da mulher na construção da identidade para as Artes Visuais em Caxias do Sul e região”, desenvolvido na Universidade de Caxias do Sul pela professora Silvana Boone, curadora da exposição, e verifica o espaço ocupado pelas mulheres no campo da arte ao longo das últimas décadas.

Caxias do Sul, historicamente, teve na figura da mulher a força para o desenvolvimento social e econômico da região, desde a colonização italiana, e durante muito tempo, o seu papel como mãe e esposa determinou a sustentabilidade de outros setores produtivos da região como a agricultura e a industrialização da região. Mas, no decorrer do século XX, as mulheres buscaram lugares que pudessem contribuir com aspectos da vida social da população que crescia e dessa forma, passaram a ocupar novos espaços como o comércio, a educação local e na arte. Em análises desenvolvidas nos últimos anos, percebeu-se produção artística foi em grande parte desenvolvida por mulheres, bem como a fundação e direção de instituições e espaços artísticos, além do lugar ocupado pela curadoria feminina.

Entre a captura do olhar, corpos(s) e abstrações, pairam apontamentos críticos(diretos e indiretos) sobre o universo feminino neste recorte feito pela curadoria, numa diversidade de linguagens: desenho, pintura, aquarela, gravura, escultura, impressão digital, fotografia, e nessa última, alguns registros de performances. O AMARP guarda memórias datadas nas suas obras, mas, o movimento ainda pulsante e ativo destas artistas convidam o espectador a buscar suas imagens contemporâneas, seus olhares – por ora enclausurados no triste isolamento do mundo – e observar o quanto as suas histórias, em parte, construíram também a história da cidade.

No dia 01 de junho de 2021, às 19 horas, será realizada a conversa: “2021 contemporâneas: as mulheres, a arte e a cidade” via GoogleMeet com a curadora Silvana Boone e artistas convidadas. A atividade é gratuita e interessados devem se inscrever até o dia 31 de maio através da plataforma da UAV DIGITAL clicando aqui. Os inscritos receberão o link do encontro após sua inscrição.

A exposição pode ser conferida na Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho até o dia 13 de junho nos seguintes horários: segundas, das 9h às 16h; terças a sextas, das 9h às 22h; e finais de semana, das 16 às 22h.

A exposição “2021 contemporâneas” com curadoria de Silvana Boone e obras do AMARP integra a programação da 19ª. Semana Nacional dos Museus.

GALERIA DE FOTOS

VISITA VIRTUAL

VISITAS

REGISTRE SUA VISITA


O registro da sua visita digital é muito importante para o nosso controle, além de ser muito fácil! Através da comprovação de frequência nas exposições virtuais, conseguimos avaliar que tipo de exposição proporciona uma visita mais assídua de pessoas. O registro de Visita também ajuda a reunir o feedback do público, assim podendo auxiliar a produção e organização de futuras mostras, exposições e projetos.