Exposição "ANAIMAGI" - Projeto CURADORIAS EXPERIMENTAIS

Quando: de 10 a 31 de agosto de 2020

Onde: Sala de Exposições do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho

Como: segunda, das 9h às 16h; terça a sexta, das 9h às 22h; finais de semana, das 16h às 22h.

Este projeto tem como intuito a aproximação da arte através do experimento do processo seletivo e artístico realizadas por pessoas que não tem o hábito do consumo da arte ou muitas vezes tiveram recentemente seu primeiro contato com arte, seja através de uma galeria de arte, exposições, artistas e/ou obras.

O proposta tem a curadoria de Mona Carvalho, coordenadora atual da Unidade de Artes Visuais, que convida novos e experimentais curadores para realização de uma exposição de arte com obras do AMARP. Além da aproximação da arte para os envolvidos, o projeto estimula um novo olhar curatorial experimental sob o olhar do acervo.

A primeira edição, quatro funcionárias da empresa Adalma, que trabalham no Centro de Cultura Ordovás e que tiveram seus primeiros contatos com as artes visuais, no local do trabalho, foram convidadas para o projeto.

Em períodos de intervalos, elas tiveram acesso ao AMARP, conversas sobre o acervo, curadoria, visitação aos espaços expositivos, processos de montagens e desmontagens para introdução ao projeto. Após, foi realizada pelas funcionárias a seleção das obras e uma discussão sobre suas escolhas. A montagem da exposição teve olhar das curadoras experimentais com o auxílio da equipe da manutenção do Centro de Cultura Ordovás e da Unidade de Artes Visuais.

O estímulo da seleção das obras foi realizada de forma variada, desde a beleza, jogo de cores e imagens que remetem diversos sentimentos e momentos individuais. O encontro em comum do olhar das curadoras experimentais remete a lembranças da infância, tempo de união e encontros alegres do passado. Muito dos significados da seleção são atrelados ao poder do feminino e do amor que é representado nas obras com cores vivas, registrando a alegria e a felicidade. Além deste olhar coletivo, temáticas como a solidão e saudades surgem de forma que equilibra o passado com o atual momento em que vivemos.

A exposição “ANAIMAGI” tem a curadoria experimental de Naiane Sozo, Ana Paula Witt, Gisele Reis Pedron e Márcia Almeida Barth e conta com 14 (quatorze) obras dos artistas: Valdira Teresinha Darckwardt, Ale Zanonato, Rafael Pagatini, Alice Soares, Josias Silveira da Silva, Júlio César Andreazza, Zorávia Augusta Bettiol, Rita Bromberg Brugger, Humberto da Costa, Marcos Alexandre Leal, Rejane Croda, Antônio Carlos Nicolielo, Gabriela Stragliotto e Rafael Dambros.

A mostra está na Sala de Exposições do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho e, até abertura de portas do Centro de Cultura, a exposição pode ser conferida de forma segura por aqui (Uav DIGITAL) até o dia 31 de agosto de 2020.

*Para a realização deste projeto, foram utilizados todos os protocolos de cuidados com a COVID-19.

GALERIA DE FOTOS

VISITA VIRTUAL

VISITAS

REGISTRE SUA VISITA


O registro da sua visita digital é muito importante para o nosso controle, além de ser muito fácil! Através da comprovação de frequência nas exposições virtuais, conseguimos avaliar que tipo de exposição proporciona uma visita mais assídua de pessoas. O registro de Visita também ajuda a reunir o feedback do público, assim podendo auxiliar a produção e organização de futuras mostras, exposições e projetos.