ATIVIDADES | OFICINAS | PALESTRAS | ENCONTROS | AÇÕES

Participe das atividades promovidas pela Unidade de Artes Visuais que integram o Programa Educativo UAV.

As atividades são gratuitas e, em sua maioria, tem Classificação Indicativa Livre.
Sendo necessário alguma recomendação, o mesmo sempre estará identificado junto aos e-cards abaixo.

Clique na setinha para maiores informações e acesso ao formulário de inscrições:

Bate-papo com os curadores da Exposição "Desvio da Cor": Mara de Carli e Gilmar Marcílio

Participação: Felipe da Silva VItória

Dia: 26 de julho, às 18h

Atividade presencial e gratuita.

Não é necessário inscrição para participar.

arte e ativismo na amazônia legal:
percursos e questões”
com gabriel bicho


Atividade da exposição “desvio para o norte”, de Gabriel Bicho | Direcionada para Programa Educativo UAV  


Atividade online e gratuita.


Formulário para inscrição aqui:

https://forms.gle/XC6Ag8jvwqkJBHDm7


Sobre: as[os] participantes da mesa-encontro irão discorrer sobre o tema “arte e ativismo na amazônia legal” dentro de seus respectivos campos de estudo e ação.

Ministrante: gabriel bicho, artista e curador, gradua museologia na ufsc; vive e trabalha entre florianópolis-sc e porto velho-ro; seu trabalho integra coleções nacionais e internacionais, como museu reina sofía, museu de arte do rio, museu nacional de belas artes, museu de artes plásticas de anápolis e o acervo beverly mitchell; artista premiado no 40° arte pará na categoria fomento e no farofa - festival de fotografia; participou da 1ª bienal das amazônias e da 57ª bienal de veneza, com o projeto ‘research pavilion: the digital aesthetic in utopia of access’; assinou curadorias de exposições individuais e coletivas, entre elas, ‘foto única’ - festival photofluxo e imagem sensível de memórias possíveis; atualmente coordena o projeto muluca | mundo-lugar-casa; seu trabalho pondera sobre futuros possíveis na amazônia legal.

Roda de Conversa – Artes Visuais e Maternidade | Atividade da exposição “MÃES SÃO ARTISTAS SÃO FILHAS SÃO”, de Viviane Gueller

Atividade integrante à 17a. Semana da Fotografia de Caxias do Sul

Dia: 22 de agosto, às 18h

Inscrições até 19/08/24 via UAV DIGITAL em: https://artesvisuais.caxias.rs.gov.br/

Atividade online e gratuita.

Formulário para inscrição aqui:
https://forms.gle/jUthbw55gSjkWySw7


Sobre: A roda de conversa visa trabalhar questões sobre arte, maternidade e oralidade, ampliando a interlocução com outros públicos, especialmente mulheres, mães e profissionais de saúde envolvidos no combate à pandemia da Covid-19 e na saúde da mulher. As tradições orais tiveram um papel fundamental na transmissão do conhecimento na história da humanidade; toda oralidade pressupõe uma relação com a memória coletiva e uma noção temporal, a noção de uma origem. A decadência da arte de contar histórias e de trocar experiências alija da integração social grupos como os povos indígenas, africanos e afrodescendentes. Instrumento de preservação dos saberes ancestrais, a oralidade é mediadora das relações sociais, políticas, econômicas e culturais, existe a partir de uma ética da vida coletiva, comunitária. A atividade é uma contrapartida da Exposição “MÃES SÃO ARTISTAS SÃO FILHAS SÃO”, de Viviane Gueller, que aconteceu no mês de julho e agosto na Galeria de Artes do Centro de Cultura Ordovás. Trata-se de uma iniciativa de formação de público e de reflexão que promove a democratização do acesso aos bens culturais resultantes do projeto.

Ministrante: Viviane Gueller (Porto Alegre, 1976) é artista visual-jornalista-mãe-mulher-doméstica-pesquisadora-etc. Mestre e doutora em Poéticas Visuais pelo PPGAV/Ufrgs (2012-2014/2016-2021) com período sanduíche na Universidade de Lisboa/Portugal, vive e trabalha em Porto Alegre. Em 2020, foi premiada pelo Edital Emergencial de Auxílio à Cultura de Porto Alegre. Em 2016, participou do projeto Porto Alegre/Tijuana: mulheres olhando para seu cotidiano e além dele, financiado pelo Ministério da Cultura – Programa Ibercultura, Em 2015, foi premiada pelo Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 11a edição com o projeto As cidades descaradas. Em 2014, foi indicada como destaque em mídias tecnológicas para o VIII Prêmio Açorianos de Artes Plásticas com seu trabalho Elevação sonora. Em 2013, participou da Mobile Radio da 30a Bienal de São Paulo com uma série de inserções sonoras e do projeto Entre – Curadoria de AZ no MACRS (Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul). Fez parte de exposições coletivas e individuais em Porto Alegre, São Paulo, Brasília, Belém, Portugal, Alemanha e Espanha. Recebeu o prêmio de incentivo à criatividade no 16o Salão da Câmara Municipal de Porto Alegre e foi selecionada para o 58o Salão de Abril (Ceará), 29o Arte Pará e da 2a e 8a edições do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia (Belém/PA). Ministrou uma oficina no projeto Mapas Práticos da 7° Bienal do Mercosul, no qual participou com sua proposição autoral de arte-reportagem. Trabalhou como supervisora na ação educativa da 4a e 5a Bienal do Mercosul. Possui uma obra no acervo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul.


Visita Guiada de Abertura - Conversa com a artista e curadora da  Exposição “Tessituras do Adeus”, de Sandra Gonçalves com curadoria Letícia Lau


Atividade com intérprete de LIBRAS

Dia: 23 de agosto, às 19h30min 

Local: Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho


Atividade presencial e gratuita.

A Semana da Fotografia é uma iniciativa colaborativa que envolve diversas instituições culturais e educacionais com o objetivo de debater, refletir, investigar e fomentar os processos criativos, produtivos e de pesquisa relacionados à fotografia. Para a realização da Semana da Fotografia, os envolvidos se baseiam na Lei 8.253 e apresenta anualmente um evento de referência nacional sempre construindo uma programação coletiva e colaborativa. 

PROGRAMAÇÃO GRATUITA

Este ano, a programação acontecerá a partir do dia 19 de agosto (Dia Internacional da Fotografia) e seguirá com as exposições fotográficas até o dia 29 de setembro, concentrando as ações práticas como visitas guiadas, palestras e oficinas, na semana do dia 19 ao dia 24 de agosto.

As exposições terão abertura simbólica e lançamento oficial na abertura oficial da Semana da Fotografia, no dia 19 de agosto onde será lançado também a programação completa que contempla, além das exposições, encontros, aulas abertas, atividades, oficinas e palestras gratuitas para todos.


São 56 exposições e 17 atividades gratuitas! Convidamos a todos para fazerem parte!

ACESSE:

https://sites.google.com/view/semanadafotografiacaxias

Workshop | "Olhar Particular, da objetividade à expressão", com Sandra Gonçalves


Dia: 24 de agosto, sábado, às 14h às 18h
Local: Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho

Inscrições gratuitas até 22 de agosto, via UAV DIGITAL (artesvisuais.caxias.rs.gov.br)

Atividade gratuita, presencial e com vagas limitadas

É necessário inscrição para participação.

Em breve o formulário de inscrição aqui.


Sobre: o workshop é pensado para pessoas que desejam utilizar uma câmera fotográfica de forma menos automática e ter um maior domínio sobre elas. Os interessados terão a possibilidade de se familiarizar com os chamados controles de exposição (ISO, Diafragma e obturador) e entender enquadramento, composição e o uso das objetivas (suas especificidades). O workshop se dará a partir de slides projetados. Os diferentes aspectos da fotografia serão apresentados com exemplos variados. Ao final, os ouvintes serão convidados a produzirem algumas imagens que serão projetadas e comentadas. Essas imagens poderão ser produzidas com telefones celulares ou câmeras digitais reflex ou de visor direto, preferencialmente no modo manual.

Ministrante: Sandra Maria Lúcia Pereira Gonçalves, está como Pesquisadora e Professora Associada do Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil, na área da Fotografia. Artista Visual desde a década de 1990. Possui graduação em Comunicação Visual pela Escola de Belas-Artes (EBA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – década de 1980, Brasil. Mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), década de 1990. Desde 2000, produz e expõe suas obras relacionadas à fotografia que possuem, como ponto de partida, a fotografia analógica com temáticas ligada a reflexões sobre o tempo. Aderi à produção com equipamento digital, mas continua fotografando também com equipamento analógico. Participa do Grupo de Extensão Lumen (UFRGS) onde se desenvolve pesquisa  desenvolve pesquisa prático/teórica sobre os processos Históricos de Impressão Fotográfica.

ATIVIDADES ANTERIORES:

DEMAIS PROJETOS E PROGRAMAS DA UAV

Plataforma para desenvolvimento de ações, ideias, conhecimentos e criatividade através da união dos diversos profissionais das artes visuais
#encontrodois

Dia: 09 de Agosto de 2021 – SEGUNDA-FEIRA

Horário: 18h30min

Encontro Virtual através do Google Meet Link será enviado aos inscritos por e-mail.Inscrições gratuitas até dia 08/08/2021
Plataforma para desenvolvimento de ações, ideias, conhecimentos e criatividade através da união dos diversos profissionais das artes visuais
#encontroum

Dia: 14 de julho de 2021 – QUARTA-FEIRA

Horário: 19h

Encontro Virtual através do Google Meet Link será enviado aos inscritos por e-mail.Inscrições gratuitas até dia 13/07/2021
O intuito da proposta é de instruir os artistas na construção de uma proposta expositiva, além de oportunizar a experiência da realização de uma exposição. 
Para participar, os artistas interessados devem ler o regulamento (abaixo) e enviar sua proposta expositiva a partir do dia 11 de março até o dia 04 de abril de 2021 para o e-mail arquivouav@gmail.com.
O enfoque do projeto é para artistas que não tiveram oportunidade ou não possuem ainda experiências em realizar propostas ou exposições dos seus trabalhos. 

VISITAS