Sobre Mim



 Nasci a 2 de Maio de 1984, na "Fábrica" em Lisboa (Maternidade Alfredo da Costa), bebé prematura de 7 meses e meio e com apenas 1,380kg de peso, passei na incubadora os meus primeiros meses de vida. 

Fiz o percurso escolar normal até ao 12º ano, marcado apenas por mudança de agrupamento no 10º de Ciências para Humanidades (que me fez tirar um ano sabático), uma vez que as Línguas eram o que mais me atraía, em detrimento do sonho de criança de ser veterinária.

Ingressei na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa no ano de 2003, no curso de Línguas e Literaturas Estrangeiras - variante Inglês/Espanhol pois andava com a visão romântica de estudar Shakespeare e Cervantes. Por motivos pessoais e financeiros não conclui o curso, ficando apenas com o 1º ano terminado e meses depois ingressei no mercado de trabalho. 

O meu primeiro emprego foi como operadora de loja num conhecido Supermercado (Minipreço) e lá estive durante 5 anos. Pelo meio muita coisa sucedeu, principalmente em 2006 - que foi o ano mais marcante da minha vida - fui mãe e 2 meses depois perdi a minha. Foi uma altura muito difícil para mim pois tinha apenas 22 anos e além de ser mãe de primeira viagem, de repente fiquei sem o apoio e ajuda da minha, 2 dias após o Natal. Mas, sendo uma pessoa forte, foquei-me no meu filhote Ricardo e em criá-lo e lá fui levando a vida para frente. 

Quando o Ricardo fez 3 anos, tive que procurar um emprego compatível com o horário da creche, pois tanto eu como o pai dele trabalhávamos por turnos e era impossível conciliar o trabalho com o "horário de escritório" da creche e tive a sorte de conseguir emprego na LPDA - Liga Portuguesa dos Direitos do Animal, uma ONG para o bem-estar e proteção animal. Esta Causa foi o meu estandarte durante 5 anos, onde cresci, trabalhei, fiz voluntariado e aprendi muita coisa. Fiz Secretariado de Direção, secretariado e rececionista a sócios, coordenadora de eventos a nível nacional, rececionista de clínicas veterinárias, responsável de encomendas e stock das clínicas, dispensa de produtos e medicamentos veterinários ao balcão, e foi aqui que nasceu o "bichinho" do interesse nos medicamentos, para além de conhecer toda a medicação (que era extensa) que a minha mãe tomava antes de falecer. 

Sendo o amor aos animais algo sempre presente em mim, estes 5 anos em que fiz um pouco de tudo, algo ficou que permanecerá para sempre: o meu apoio a esta causa sempre que possível, seja com donativos, adoção de animais, f.a.t. , voluntariado em campanhas de recolhas de alimentos, etc.

Tive outros empregos depois da LPDA: (antes de ficar desempregada e consoante a área geográfica da minha residência que se foi alterando) como administrativa de back-office e de apoio após-venda (STET); como operadora de loja em supermercado (Aldi); como colaboradora em loja de animais; e como administrativa de armazém (RANGEL Pharma) mas, pelo meio, a minha veia criativa não parou:

E finalmente agora em 2021, após ficar desempregada, achei que estava na altura de enriquecer o meu CV com competências que me dessem um nível superior ao 3 (12º ano - via ensino) de forma a me destacar num mercado de trabalho cada vez mais competitivo e foi quando me deparei com este Curso de TAF. Achei interessante, principalmente a UFCD 10168 - Noções gerais de veterinária e de aconselhamento em farmácia e achei que era este o caminho certo para seguir: 1 ano de hiato em contexto de trabalho e apostar na minha formação e valorização profissional. Não consegui entrar para a TAF01 que iniciou em 2021, pois as candidaturas eram muitas, mas aqui estou  eu na TAF02 que iniciou em Janeiro de 2022.

A título de curiosidade fica aqui abaixo o meu CV com as minhas experiências e valências profissionais. 

Podem também verificar no separador formação extra todos os meus certificados.


MEU CV.pdf

CV completo pré-curso de TAF

Até 2021

CV Mª João Costa (TAF).pdf.pdf

CV resumido pós-curso de TAF

A partir de 2023