Relatório de Estágio TAF

IEFP - ESTÁGIO MARIA JOÃO COSTA.pdf

Pasta Estágio



Anexo 1 - Ficha Caracterização - Entidade Enquadradora

Anexo 2 - Plano Individual de Atividades

Anexo 3 - Ficha de Avaliação

Anexo 4 - Apreciação Individual do Formando

Anexo 5 - Fichas Mensais de Assiduidade

Início: 20/01/2023 

Término: 04/03/2023 

Total de horas: 210 horas 

Tutor do Estágio: Drª Elma Corveira

Iniciei o meu estágio sexta-feira, dia 20 de Janeiro de 2023 pelas 14h. O meu horário para estágio seria sempre das 14h às 20h (salvo exceções) devido a impossibilidade de fazer horário mais longo, uma vez que me encontrava a trabalhar noutra farmácia. Como já tinha estado nesta farmácia anteriormente em regime de voluntariado (ver link https://sites.google.com/view/pra-maria-joao-costa/p%C3%A1gina-inicial/extras-taf/pr%C3%A9-est%C3%A1gio-taf-n%C3%A3o-remunerado ) sabia fazer uma panóplia de atividades inerentes à função: 

receituário ou de aconselhamento de MNSRM e sua posologia

Ao saber de antemão fazer todas estas funções, centrámos as minhas horas de FPCT no atendimento e aconselhamento ao balcão, para ganhar mais experiência, uma vez que ainda não o tinha feito, não deixando com isso de efetuar todas as tarefas de BackOffice esporadicamente.  Uma vez que sabia de antemão o local de armazenamento de cada produto, consoante a sua especificidade (forma farmacêutica, o.t.c.s., marca, genérico), fez com que o meu tempo de dispensa de medicamentos se tornasse mais célere. 

Nos primeiros dois dias apenas assisti aos farmacêuticos a atenderem ao balcão, a conferirem receituário, a fazerem a sua dispensa e a darem os seus aconselhamentos farmacológicos e não farmacológicos. A partir daí comecei a ser eu a fazer o atendimento, sempre com o farmacêutico no balcão ao lado. Aprendi a fazer a dispensa de receitas manuais, eletrónicas sem papel e eletrónicas materializadas após a sua conferência, a identificar alguns produtos de marca pelo princípio ativo e saber para que patologias eram administrados. 

Durante o mês e meio de estágio fiz inúmeras tarefas para além das acima mencionadas, nomeadamente:

A tarefa que me causou sempre mais dificuldades foi a tarefa do aconselhamento farmacológico tanto de otcs como de dermocosmética, penso que demos pouco conteúdo pratico dentro destas duas áreas e fizemos poucos cases study para podermos fazer este papel de forma mais completa e assertiva. Sempre que tive dúvidas ou dificuldades em identificar as patologias, questionava sempre um dos colegas, os quais prontamente me acompanhavam ao balcão, questionando o utente e fazendo eles o aconselhamento de forma a que eu pudesse ver as minhas dúvidas esclarecidas.

Tive também sempre algum receio de não fazer as perguntas certas, as perguntas todas e chegar ao diagnóstico e aconselhamento correto, mas de acordo com as colegas estas dúvidas no início são normais e só com o tempo, conhecimentos e experiência se consegue fazer este atendimento completo.

No atendimento ao balcão tive muita facilidade na dispensa de receituário eletrónico, consegui rapidamente abrir as receitas, identificar os medicamentos solicitados pelo utente, verificar a ficha de cliente para ver quais os laboratórios que o utente costuma adquirir de cada medicamento bem como verificar dentro do grupo homogéneo quais os outros medicamentos faziam parte e se necessário alterar para esses.