Uma corrente elétrica é um movimento ordenado de cargas elétricas.
Nos metais a corrente é constituída por elétrons livres em movimento. Nos líquidos, a corrente é constituída por íons positivos e negativos, movendo-se em sentidos contrários. Nos gases, além dos íons positivos e negativos, existem também elétrons livres em movimento.
A corrente convencional é uma corrente imaginária, constituída de cargas positivas, que equivale à corrente real.
A corrente convencional tem o mesmo sentido do campo elétrico aplicado ao condutor.
Corrente contínua é constituída por cargas que se deslocam sempre no mesmo sentido. Uma corrente contínua é fornecida, por exemplo, por pilhas de lanterna ou baterias de automóvel.
Diferença de potencial – A diferença no potencial elétrico entre dois pontos, medida em volts. Quando dois pontos com potenciais diferentes são ligados por um condutor, a carga flui enquanto existir uma diferença de potencial entre os pontos ( sinônimo de diferença de voltagem ).
Potência Elétrica.
Potência é a medida da taxa de transformação ou transferência de energia em determinado intervalo de tempo.
A unidade de potência é watt ( J/s = W )
Relação entre potência e corrente elétrica.
em que P é dada em watt (W), U, que é a tensão em volt ( V ) e i em ampere ( A ).
Lei de Ohm - O enunciado de que a corrente num circuito varia em proporção direta à diferença de potencial ou voltagem através do circuito, e em proporção inversa com a resistência do circuito.
Corrente = voltagem / resistência
Uma diferença de potencial de 1 V através de uma resistência de 1 Ω produz uma corrente de 1 A.
Corrente contínua (CC) - Partículas eletricamente carregadas fluindo em um sentido apenas.
Corrente alternada (CA) - Partículas eletricamente carregadas que repetidamente invertem seu sentido de movimento, vibrando em torno de posições relativamente fixas. Em algumas regiões do Brasil, a taxa de vibração é de 60 Hz.
Potência elétrica - A taxa de transferência de energia, ou a taxa de realização de trabalho; a quantidade de energia por unidade de tempo, que pode ser medida eletricamente pelo produto da corrente pela voltagem.
Potência = corrente x voltagem. ( P = I.V )
Medida em watts (ou quilowatts), onde 1 W = 1A x 1V = 1J/s.
Circuito em série - Um circuito elétrico em que os dispositivos elétricos são conectados ao longo de um único fio de maneira tal que todos eles são percorridos por uma mesma corrente elétrica.
Circuito em paralelo - Um circuito elétrico em que os dispositivos elétricos são conectados de maneira tal que a mesma voltagem atua através de cada um deles, e onde qualquer um completa o circuito de maneira independente dos demais.
QUESTÃO 01 ( P. Hewitt 409 ) Ok, uma diferença de potencial entre as extremidades de um fio elétrico produz corrente. Em vez de dizer diferença de potencial, pode-se também dizer voltagem? RESPOSTA!
QUESTÃO 02 ( P. Hewitt 411 ) A voltagem entre dois pontos de um circuito elétrico está relacionada ao fluxo de elétrons entre os pontos?
SOLUÇÃO 02 – Sim, e logo veremos que ela também se relaciona á quantidade de energia adquirida pelos elétrons.
QUESTÃO 03 ( P. Hewitt 412 ) Quando elétrons fluem pelo fino filamento de uma lâmpada incandescente, eles experimentam “atrito”. Qual é o resultado prático disso?
SOLUÇÃO 03 – Calor e luz.
QUESTÃO 04 - O que é um RESISTOR? RESPOSTA!
Curso EaD: Fundamentos do Setor Elétrico ANEEL no Brasil - http://www.labtime.ufg.br/modulos/aneel/ ; em 28/03/2019.
Questão 05 ( P. Hewitt 412 ) Qual o valor da corrente que fluirá por um resistor de 60 Ω, quando 12 V forem aplicados através dela? RESPOSTA!
Questão 06 – ( 422_02 ) Quais são as condições necessárias para manter um fluxo de água num cano? Quais são as condições análogas necessárias para manter um fluxo de carga num fio condutor? RESPOSTA!
Questão 07 – ( Hewitt 422_03 ) Por que são os elétrons, e não os prótons, os principais portadores de carga em um fio? RESPOSTA!
Questão 01 ( Enem 2021 ) Cientistas da Universidade de New South Wales, na Austrália, demonstraram em 2012 que a Lei de Ohm é válida mesmo para fios finíssimos, ... RESPOSTA!