TERMOS-CHAVE ( Hewitt 299 )
Condução – A transferência de energia térmica pelas colisões eletrônicas e moleculares no interior da substância ( especialmente se for sólida ).
Convecção – A transferência de energia térmica em um líquido ou gás por meio de correntes no interior do fluido aquecido. O fluido se move, transportando com ele a energia. Definido também como modo de transferência de calor pela movimentação da própria substância, como por correntes num fluido.
Radiação – A transferência de energia por meio de ondas eletromagnéticas.
P. Hewitt 287 – A sensação de quente ou de frio, em diferentes materiais, envolve as taxas segundo os quais o calor é transferido, e não necessariamente suas temperaturas.
Radiação terrestre - Radiação emitida pela Terra para o espaço exterior.
Lei de Newton do resfriamento - A taxa de perda de calor de um objeto quente é proporcional a diferença de temperatura entre o objeto e sua vizinhança (analogamente no caso do ganho de calor por um objeto frio).
Efeito estufa - O aquecimento da baixa atmosfera pela radiação de comprimento de onda curto vinda do Sol, que penetra na atmosfera, e absorvida pela Terra é "rei radiada" em comprimentos de onda mais longos, que não podem escapar facilmente da atmosfera terrestre.
Constante solar ; 1.400 J/m2 recebidos do Sol a cada segundo, no topo da atmosfera terrestre, por uma área perpendicular aos raios solares; expressa em termos de unidades de potência, e igual a 1,4 kW/m2.
Potência solar A energia por unidade de tempo vinda do Sol.
Questão 01 – ( Hewitt 299_01 ) Qual é o papel desempenhado nos condutores de calor pelos elétrons “fracamente” ligados? RESPOSTA!
Questão 02 ( P. Hewitt 299_02 ) Se você tocar, com a mão descoberta, a superfície de um pedaço de metal localizado em um forno de pizza quente, estará em apuros. Mas se a segurar rapidamente no interior do ar quente do forno, não haverá problemas. O que isso lhe diz acerca da condutividade térmica do metal e do ar? RESPOSTA!
Questão 03 ( Hewitt 299_03 ) A sensação de quente ou de frio, em diferentes materiais, envolve as taxas segundo as quais o calor é transferido, e não necessariamente suas temperaturas.
Explique por que alguém consegue caminhar rapidamente e de pés descalços sobre brasas sem se queimar. RESPOSTA!
Questão 04 ( P. G Hewitt 316_04 ) Por que materiais tais como madeira, peles de animais, penas de aves e até mesmo a neve são bons isolantes? RESPOSTA!
Questão 05 ( P.G Hewitt 316_05 ) Um bom isolante impede o calor de atravessa-lo ou torna mais lenta a sua passagem? RESPOSTA!
Questão 01 – ( Enem 2016 ) "Primeiro, em relação àquilo a que chamamos água, quando congela, parece-nos estar a olhar para algo que se tornou pedra ou terra ... RESOLUÇÃO!
Questão 02 – ( Enem 2021 ) Considere a tirinha, na situação em que a temperatura do ambiente é inferior à temperatura corporal dos personagens. ... RESPOSTA!
Questão 03 – ( Enem 2021 ) Na montagem de uma cozinha para um restaurante, a escolha do material correto para as panelas é importante, ... RESPOSTA!
As caixas de correspondência cobertas de neve levantam um questão: que física explica por que as caixas coloridas estão cobertas de neve, enquanto as caixas negras não estão?
P. Hewitt 286
Falamos muito do efeito estufa à décadas, mas você deve saber que seu princípio já foi usado a séculos atrás pelos Romanos, precisamente mais de 2 mil anos atrás. o efeito permitia que fossem capazes de comerem alguns legumes durante todo o ano. Então como se faz um estufa? O princípio é simples: Nós utilizaremos os raios solares para aquecer, mas construiremos uma espécie de envelope de proteção para impedir que o calor escape na forma de radiação infravermelha.