Exemplo de Avaliação 2ª série 2024 : [ CLIQUE AQUI ]
Questão 02 ( Valio 181_34 ) Com que velocidade uma pessoa deve se afastar de uma fonte sonora de frequência f0 para que o som percebido tenha frequência igual à metade da original?
( Use fobs / Vsom – Vobs = f fonte / V som + V fonte )
Questão 03 ( Valio 181_33 ) Esta atividade deve ser realizada em papel quadriculado.
a) Represente uma onda pura de amplitude igual a 2 cm e frequência igual a 5 Hz. Em seu gráfico, represente ao menos três ciclos.
b) Desenhe também uma onda mais grave e uma mais aguda, ambas de mesma amplitude. Escolha frequências adequadas à proposta.
Questão 01 ( Enem 2013 ) Em um piano, o Dó central e a próxima nota Dó (Dó maior) apresentam sons parecidos, mas não idênticos. É possível utilizar programas computacionais para expressar o formato dessas ondas sonoras em cada uma das situações como apresentado nas figuras, em que estão indicados intervalos de tempo idênticos (T).
A razão entre as frequências do Dó central e do Dó maior é de:
a) ½ b) 2
c) ¼ d) 4
Questão 09 ( Válio 141_30 ) Um corpo de 4 kg encontra-se em equilíbrio, pendurado em uma mola, de acordo com o esquema a seguir. A mola está deformada em 2,5 cm. O corpo é então deslocado 2 cm de sua posição de equilíbrio, sendo abandonado e passando a realizar um movimento oscilatório. Considere g = 10 m/s2.
a) Qual é a constante elástica da mola?
b) Se π = 3, qual é o período do movimento?
c) Colocando em uma superfície plana com inclinação de 45° em relação à direção horizontal ( sem atrito), e deslocando 2 cm de sua posição de equilíbrio, o que acontecerá com o período? Justifique.
Questão 08 ( Válio 141_31 ) Considere um pêndulo simples de 10 cm de comprimento e 2 kg de massa. A aceleração da gravidade é g = 10 m/s2.
a) Desprezando a resistência do ar, calcule o período desse pêndulo.
b) Colocando-se um corpo de massa maior no pêndulo, explique o que ocorre com seu período. Justifique.
Questão 09 - a) O que é período de um movimento vibratório?
b) E frequência?
c) Escreva a relação matemática entre essas duas grandezas.
Questão 07 - Observe a representação das trocas de calor
realizadas por uma máquina térmica em um ciclo. Se a
máquina opera segundo um ciclo de Carnot, qual é,
em Kelvin, a temperatura da fonte quente?
Questão 06 ( ITA ) Certo gás é obrigado a percorrer o ciclo da figura onde P representa a pressão e V o volume. Sabe-se que, ao percorrê-lo, o gás absorve uma quantidade de calor Q1. Podemos afirmar que o rendimento (razão entre o trabalho fornecido e a energia absorvida) do ciclo é dada por:
Questão 05 ( Válio 115_40 ) A expressão para encontrar o trabalho W realizado sobre, ou por um gás ideal é W = p.∆V, por isso, se não houver variação de volume em uma transformação termodinâmica, o valor do trabalho é nulo. Considere que um mol de um gás ideal realiza as transformações mostradas no gráfico seguinte:
Considerando R = 8,3 J/mol.K, e ∆U = 3/2.n.R.∆T, calcule:
a) A temperatura do gás no ponto A; T = ( 50.000 K )
b) O trabalho realizado do ponto A até o ponto C; ( 2.340.000 J )
c) A variação da energia interna do ponto A até o ponto B. ( 2.490.000 J )
Questão 04 ( ENEM 2018 ) Para preparar uma sopa instantânea, uma pessoa aquece em um forno micro-ondas 500 g de água em uma tigela de vidro com massa de 300 g. A temperatura inicial da tigela e da água era de 6°C.
Com o forno de micro-ondas funcionando a uma potência de 800 W, a tigela e a água atingiram a temperatura de 40°C em 2,5 min. Considere que os calores específicos do vidro e da sopa são, respectivamente, 0,2 cal/g°∙C e 1,0 cal/g°∙C, e que 1 cal = 4,2 J.
Que percentual aproximado da potência usada pelo micro-ondas é efetivamente convertido em calor
para o aquecimento?
A) 11,8%
B) 45,0%
C) 57,1%
D) 66,7%
E) 78,4%
Questão 03 ( Válio 52_22 ) Considere uma fonte de calor com taxa constante de 2 kcal/min, que aquece 1 kg de ouro inicialmente a 25°C, até que seja totalmente derretido.
Dados: cOURO = 0,032 cal/g.°C , temperatura de fusão do ouro = 1063 °C, e calor latente de fusão do ouro Lf = 15 cal/g.
a) Construa a curva de aquecimento, ou temperatura em função do tempo, para 1kg de ouro inicialmente a 25°C até que seja totalmente derretido.
b) Calcule a quantidade total de calorias consumidas para derreter todo o ouro e o tempo gasto nesse processo.
Questão 02 ( UFJF-MG ) Um corpo, de massa 10 kg e calor específico 0,60 cal/g °C, se encontra à temperatura de 40 °C, no interior de um recipiente termicamente isolado. Para resfriá-lo, introduzimos no recipiente uma certa massa de água (calor específico 1,00 cal/g °C) inicialmente à temperatura de 25 °C.
Desprezando as perdas de calor para o ambiente e a capacidade térmica do recipiente:
a) Qual a massa de água que deve ser usada para que a temperatura de equilíbrio seja de 37 °C? ( m = 1500 g )
b) Se a água estivesse inicialmente a 20 °C, qual seria a massa necessária? ( m = 1059 g )
c) Compare as respostas dos itens a e b e interprete seus resultados. ( a diminuição de uma implica o aumento da outra. )
Questão 01 ( Uenf-RJ ) Uma certa quantidade de água é aquecida de 25°C a 50°C numa boca de fogão, como indica a figura abaixo.
Durante o processo de aquecimento foram queimados 10 g de gás. O calor liberado na queima de 1 g de gás é igual a 1,1x104 cal e o calor específico da água é igual a 1,0 cal/g°C.
a) Supondo que não houve perda de calor para o ambiente, calcule a massa de água aquecida.
b) Se, no lugar da água, fosse aquecido um bloco de um certo metal, de mesma massa da água, a variação de temperatura do metal seria 20 vezes maior. Indique se esse metal tem calor específico maior ou menor do que a água.
Game Design: Fred Di Giacomo e Otavio Cohen
Quando precisar use os seguintes valores para as constantes:
Constante da gravitação universal: G= 7 x 10-11 m3 /kg.s2.
Aceleração da gravidade: g = 10 m/s2.
Velocidade do som no ar: v = 340 m/s.
Raio da Terra: R = 6400 km.
Constante dos gases: R = 8,3 J/mol.K.
Índice adiabático do ar: γ = Cp / Cv = 1,4.
Massa molecular do ar: MAR = 0,029 kg/mol.
Permeabilidade magnética do vácuo: μO = 4π x 10-7 N/A2.
Pressão atmosférica: 1,0 atm = 100 kPa.
Massa especifica da água = 1,0 g/cm3.