• Analisar e representar, com ou sem o uso de dispositivos e de aplicativos digitais específicos, as transformações e conservações em sistemas que envolvam quantidade de matéria, de energia e de movimento para realizar previsões sobre seus comportamentos em situações cotidianas e em processos produtivos que priorizem o desenvolvimento sustentável, o uso consciente dos recursos naturais e a preservação da vida em todas as suas formas. (BNCC-EM13CNT101)
• Analisar questões socioambientais, políticas e econômicas relativas à dependência do mundo atual em relação aos recursos não renováveis e discutir a necessidade de introdução de alternativas e novas tecnologias energéticas e de materiais, comparando diferentes tipos de motores e processos de produção de novos materiais. (BNCC-EM13CNT309)
• Avaliar, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais, tecnologias e possíveis soluções para as demandas que envolvem a geração, o transporte, a distribuição e o consumo de energia elétrica, considerando a disponibilidade de recursos, a eficiência energética, a relação custo / benefício, as características geográficas e ambientais, a produção de resíduos e os impactos socioambientais e culturais. (BNCC-EM13CNT106)
• Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e / ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica. (BNCC-EM13CNT301)
• Identificar, analisar e discutir vulnerabilidades vinculadas às vivências e aos desafios contemporâneos aos quais as juventudes estão expostas, considerando os aspectos físico, psicoemocional e social, a fim de desenvolver e divulgar ações de prevenção e de promoção da saúde e do bem-estar. (BNCC-EM13CNT207)
• Interpretar resultados e realizar previsões sobre atividades experimentais, fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas noções de probabilidade e incerteza, reconhecendo os limites explicativos das ciências. (BNCC-EM13CNT205)
• Investigar e analisar os efeitos de programas de infraestrutura e demais serviços básicos (saneamento, energia elétrica, transporte, telecomunicações, cobertura vacinal, atendimento primário à saúde e produção de alimentos, entre outros) e identificar necessidades locais e / ou regionais em relação a esses serviços, a fim de avaliar e / ou promover ações que contribuam para a melhoria na qualidade de vida e nas condições de saúde da população. (BNCC-EM13CNT310)
• Analisar as propriedades dos materiais para avaliar a adequação de seu uso em diferentes aplicações (industriais, cotidianas, arquitetônicas ou tecnológicas) e / ou propor soluções seguras e sustentáveis considerando seu contexto local e cotidiano. (BNCC–EM13CNT307)
• Analisar e representar, com ou sem o uso de dispositivos e de aplicativos digitais específicos, as transformações e conservações em sistemas que envolvam quantidade de matéria, de energia e de movimento para realizar previsões sobre seus comportamentos em situações cotidianas e em processos produtivos que priorizem o desenvolvimento sustentável, o uso consciente dos recursos naturais e a preservação da vida em todas as suas formas. (BNCC–EM13CNT101)
• Analisar questões socioambientais, políticas e econômicas relativas à dependência do mundo atual em relação aos recursos não renováveis e discutir a necessidade de introdução de alternativas e novas tecnologias energéticas e de materiais, comparando diferentes tipos de motores e processos de produção de novos materiais. (BNCC–EM13CNT309)
• Avaliar, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais, tecnologias e possíveis soluções para as demandas que envolvem a geração, o transporte, a distribuição e o consumo de energia elétrica, considerando a disponibilidade de recursos, a eficiência energética, a relação custo / benefício, as características geográficas e ambientais, a produção de resíduos e os impactos socioambientais e culturais. (BNCC–EM13CNT106)
• Avaliar os riscos envolvidos em atividades cotidianas, aplicando conhecimentos das Ciências da Natureza, para justificar o uso de equipamentos e recursos, bem como comportamentos de segurança, visando à integridade física, individual e coletiva, e socioambiental, podendo fazer uso de dispositivos e aplicativos digitais que viabilizem a estruturação de simulações de tais riscos. (BNCC–EM13CNT306)
• Comunicar, para públicos variados, em diversos contextos, resultados de análises, pesquisas e / ou experimentos, elaborando e / ou interpretando textos, gráficos, tabelas, símbolos, códigos, sistemas de classificação e equações, por meio de diferentes linguagens, mídias, tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), de modo a participar e / ou promover debates em torno de temas científicos e / ou tecnológicos de relevância sociocultural e ambiental. (BNCC–EM13CNT302)
• Identificar, analisar e discutir vulnerabilidades vinculadas às vivências e aos desafios contemporâneos aos quais as juventudes estão expostas, considerando os aspectos físico, psicoemocional e social, a fim de desenvolver e divulgar ações de prevenção e de promoção da saúde e do bem-estar. (BNCC–EM13CNT207)
"• Investigar e analisar os efeitos de programas de infraestrutura e demais serviços básicos (saneamento, energia elétrica, transporte, telecomunicações, cobertura
vacinal, atendimento primário à saúde e produção de alimentos, entre outros) e identificar necessidades locais e / ou regionais em relação a esses serviços, a fim de avaliar e / ou promover ações que contribuam para a melhoria na qualidade de vida e nas condições de saúde da população. (BNCC–EM13CNT310)"
• Realizar previsões qualitativas e quantitativas sobre o funcionamento de geradores, motores elétricos e seus componentes, bobinas, transformadores, pilhas, baterias e dispositivos eletrônicos, com base na análise dos processos de transformação e condução de energia envolvidos – com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais –, para propor ações que visem à sustentabilidade. (BNCC–EM13CNT107)
Associar intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicos.
H8 - Identificar etapas em processos de obtenção, transformação, utilização ou reciclagem de recursos naturais, energéticos ou matérias--primas, considerando processos biológicos, químicos ou físicos neles envolvidos.
H9 - Compreender a importância dos ciclos biogeoquímicos ou do fluxo de energia para a vida, ou da ação de agentes ou fenômenos que podem causar alterações nesses processos.
H10 - Analisar perturbações ambientais, identificando fontes, transporte e/ou destino dos poluentes ou prevendo efeitos em sistemas naturais, produtivos ou sociais.
H12 - Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econômicas, considerando interesses contraditórios.
8.1 - Energia e Trabalho.
8.1.1 - Compreender e associar os conceitos de energia cinética e potencial a situações reais.
8.1.2 - Reconhecer e exemplificar diferentes tipos de energia em situações reais.
8.1.3 - Identificar movimentos reconhecendo fontes e transformações de energia envolvidas.
8.1.4 - Compreender e expressar o princípio da conservação de energia.
8.1.5 - Identificar conversões ou transformações de energia de um tipo em outro, em fenômenos naturais e em equipamentos.
8.1.6 - Reconhecer as transformações de energia e a conservação que dá sentido a essas transformações.
8,2 - Trabalho de uma força. 8.2.1 - Compreender o significado do conceito de trabalho como medida da variação do movimento.
8.2.2 - Obter o trabalho de uma força por meio de relações algébricas e de gráficos.
8.3 - Energia cinética. 8.3.1 - Compreender e utilizar o conceito de energia cinética.
8.3.2 - Associar a energia cinética à presença do movimento.
8.3.3 - Relacionar trabalho de uma força à variação da energia cinética.
8.4 - Energia potencial e forças conservativas. 8.4.1 - Compreender e utilizar o conceito de energia potencial.
8.4.2 - Reconhecer e associar energia potencial à posição de um corpo segundo uma referência.
8.4.3 - Identificar e discriminar forças conservativas e não conservativas.
8.4.4 - Compreender e calcular a energia potencial gravitacional e a energia potencial elástica.
8.5 - Energia Mecânica. 8.5.1 - Identificar energia potencial e energia cinética como componentes da energia mecânica.
8.5.2 - Associar formas de energia mecânica a movimentos reais.
8.5.3 - Identificar situações em que há conservação da energia mecânica.
8.5.4 - Reconhecer e exemplicar sistemas conservativos e não conservativos.
8.5.5 - Obter a energia mecãnica de um corpo ou sistema.
8.5.6 - Utilizar a conservação de energia mecânica para prever movimento.
8.6 - Conservação de Energia Total. 8.6.1 - Reconhecer e exemplificar a conservação da energia total em um fenômeno ou sistema.
8.6.2 - Identificar as transformações de energia e a conservação que dá sentido a elas.
8.7 - Potência e rendimento. 8.7.1 - Por meio da conservação da energia de um sistema, quantificar suas transformações e a potência disponível ou necessária para sua utilização.
8.7.2 - Utilizar adequadamente e converter unidades de medida de energia e potência.
8.7.3 - Compreender e aplicar o conceito de rendimento de sistemas, máquinas e equipamentos.
8.7.4 - Identificar fontes, transformações e usos de energia associadas aos movimentos, avaliando trabalho envolvido, potência e rendimento.
(EM13CNT101) Analisar e representar, com ou sem o uso de dispositivos e de aplicativos digitais específicos, as transformações e conservações em sistemas que envolvam quantidade de matéria, de energia e de movimento para realizar previsões sobre seus comportamentos em situações cotidianas e em processos produtivos que priorizem o desenvolvimento sustentável, o uso consciente dos recursos naturais e a preservação da vida em todas as suas formas.