Força centrífuga – Uma aparente força para fora, experimentada quando se usa um sistema de referência em rotação. Ela é aparente ( fictícia ) no sentido de que não é parte de uma interação, mas é o resultado da rotação – sem a contrapartida de uma força de reação.
Velocidade tangencial – A velocidade linear na direção tangente a uma trajetória curvilínea, tal como num movimento circular.
Velocidade angular – O número de rotações ou revoluções por unidade de tempo; geralmente medida em rotações ou revoluções por segundo ou por minuto. ( Os cientistas tendem a medi-la em radianos por segundo. ) ω = v / R
Inércia rotacional – Aquela propriedade de um objeto que mede sua resistência a qualquer alteração em seu estado de rotação: se está em repouso, o corpo tende a permanecer assim. Se está em rotação, tende a permanecer assim, e continuará a fazê-lo até que um torque externo resultante atue sobre ele.
Torque – O produto da força pelo comprimento do braço de alavanca, que tende a produzir rotação.
Torque = braço da alavanca X força.
Centro de massa ( CM ) – A posição média do peso, ou um ponto único associado ao objeto, onde se pode considerar que a força da gravidade atue.
Centro de gravidade ( CG ) A posição média do peso, ou um ponto único associado ao objeto, onde se pode considerar que a força da gravidade atue.
Equilíbrio – O estado de um objeto em que nenhuma força ou torque externo resultante atua.
Força centrípeta – Uma força que aponta para um ponto fixo e, normalmente, a causa do movimento circular:
F = m.v 2 / r
Questão 01 ( Hewitt 144_01 ) O que significa a velocidade tangencial?
SOLUÇÃO 01 – A velocidade de algo que se move ao longo de uma trajetória circular pode ser chamada de velocidade tangencial, porque a direção de movimento é sempre tangente ao círculo. Pode ser expresso em m/s ou km/h.
Questão 02 ( P. Hewitt 144_02 ) Faça distinção entre rapidez tangencial e rapidez angular. Resposta!
Já faz muito tempo que os homens procuravam calcular o perímetro e a superfície de um círculo, e parece que muito rapidamente, os matemáticos descobriram que a relação entre a circunferência do círculo e seu diâmetro é uma constante, e essa mesma constante também dá a relação entre a superfície do círculo e o quadrado do seu raio. Por exemplo, na Babilônia, 4000 anos atrás, nós já sabíamos
• Analisar e representar, com ou sem o uso de dispositivos e de aplicativos digitais específicos, as transformações e conservações em sistemas que envolvam quantidade de matéria, de energia e de movimento para realizar previsões sobre seus comportamentos em situações cotidianas e em processos produtivos que priorizem o desenvolvimento sustentável, o uso consciente dos recursos naturais e a preservação da vida em todas as suas formas. (BNCC–EM13CNT101)
• Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e / ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica. (BNCC–EM13CNT301)
• Elaborar explicações, previsões e cálculos a respeito dos movimentos de objetos na Terra, no Sistema Solar e no Universo com base na análise das interações gravitacionais, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros). (BNCC–EM13CNT204)
• Interpretar resultados e realizar previsões sobre atividades experimentais, fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas noções de probabilidade e incerteza, reconhecendo os limites explicativos das ciências. (BNCC–EM13CNT205)
Bernoulli
Movimento Circular - Volume 2 - Frente A
Dinâmica do Movimento Circular - Volume 3 - Frente A