Refração - O desvio sofrido por um raio luminoso oblíquo ao passar de um meio transparente para outro.
Ângulo crítico - O ângulo mínimo de incidência dentro de um meio para o qual o raio luminoso é totalmente refletido.
Reflexão interna total - A reflexão total da luz que se propaga em um meio de certa densidade ao incidir na fronteira com outro meio, menos denso, com um ângulo de incidência maior do que o ângulo crítico.
Lente convergente - Uma lente mais espessa no meio do que nasbordas, fazendo raios luminosos paralelos convergirem para o foco.
Lente divergente - Uma lente mais estreita no meio do que nas bordas, fazendo raios luminosos paralelos divergirem como se viessem de um ponto.
Imagem virtual - Uma imagem formada por raios luminosos que não convergem para a localização da imagem.
Imagem real - Uma imagem formada por raios luminosos que convergem na localização da imagem. Uma imagem real, ao contrário da virtual, pode ser projetada numa tela.
Aberração - Uma distorção numa imagem produzida por uma lente, presente em certo grau em todos os sistemas ópticos.
Questão 01 ( Hewitt 538_08 ) Como se compara o ângulo segundo o qual a luz incide no vidro de uma janela com o ângulo segundo o qual ela sai pelo outro lado? RESPOSTA!
Questão 02 ( P.G. Hewitt 538_09 ) Como se compara o ângulo segundo o qual um raio luminoso incide em um prisma com o ângulo segundo o qual ele sai pelo outro lado? RESPOSTA!
Questão 03 ( P.G. Hewitt 539_10 ) A luz se propaga mais rápido no ar mais rarefeito ou no ar mais denso? O que essa diferença de rapidez de propagação tem a ver com a duração do dia? RESPOSTA!