Pressão atmosférica – A pressão exercida sobre os corpos imersos na atmosfera. Ela é o resultado do peso do ar que está acima do corpo. Ao nível do mar, a pressão atmosférica é cerca de 101 kPa.
Isto é certo. Noventa e nove por cento da atmosfera terrestre situa-se abaixo de 30 km de altitude (somente 0,5% do raio da Terra).
TIPLER 627 – Para o gás ideal, a Energia interna depende apenas da temperatura T.
TIPLER 577 – Um mol de qualquer substância é a quantidade da substância que contém o número de Avogadro, NA, de partículas ( como átomos ou moléculas). O número de Avogadro é definido como o número de átomos de carbono em exatamente 12 g ( 1 mol ) de 12C:
NA = 6,022 x 1023 mol -1
Barômetro - Qualquer dispositivo que mede a pressão atmosférica.
Lei de Boyle - O produto da pressão pelo volume é uma constante para uma certa quantidade de gás confinado e mantido a uma mesma temperatura:
P1 . V1 = P 2 . V 2
Princípio de Arquimedes (para o ar) - Um objeto no ar sofre ação de um empuxo atuando para cima igual ao peso do ar deslocado.
Princípio de Bernoulli - Quando a velocidade de um fluido aumenta, sua pressão interna diminui.
Plasma - Um gás eletrizado contendo íons e elétrons livres. A maior parte da matéria no universo se encontra na fase plasma.
ISOTERMA - Temperatura constante; p1.V1 = p2.V2
ISOBÁRICA – pressão constante; V1/T1 = V2/T2
ISOVOLUMÉTRICA – volume constante; p1/T1 = p2/T2
Questão 01 ( P. Hewitt 263_01 ) Qual é a fonte de energia do movimento dos gases na atmosfera? O que impede os gases atmosféricos de escapar da Terra para o espaço? RESPOSTA!
Questão 02 ( P. G. Hewitt 277_02 ) A que altura você teria de subir para que a metade do ar da atmosfera ficasse abaixo de si. RESPOSTA!