TEXTO ( P. Hewitt 350 )
Onda de choque – Uma perturbação em forma de cone, causada por um objeto que se move a uma rapidez supersônica através de um fluido.
Estrondo sônico – O som profundo que resulta da incidência de uma onda de choque.
Curva senoidal – Uma forma de onda descrita por um movimento harmônico simples, que pode se tornar visível sobre uma esteira rolante que se move abaixo de um pêndulo oscilando em angulo reto com a esteira.
Amplitude – Para uma onda ou uma vibração, o máximo afastamento, para ambos os lados, em relação à posição de equilíbrio ( o ponto médio ).
Comprimento de onda – A distancia entre duas cristas sucessivas ou depressões, ou entre duas partes idênticas e consecutivas da onda.
Velocidade da onda - A velocidade com a qual uma onda passa por um determinado ponto:
v = λ.f
Onda transversal – Uma onda em que o meio vibra em uma direção perpendicular ( transversal ) à direção de propagação da onda. Ondas luminosas e ondas na superfície da água são ondas desse tipo.
Onda longitudinal – Uma onda na qual o meio vibra em uma direção paralela ( longitudinal ) à direção de propagação da onda. As ondas sonoras são deste tipo.
Interferência ondulatória - Fenômeno que ocorre quando duas ondas se encontram ao se propagarem em um mesmo meio.
Padrão de interferência – Um padrão formado pela superposição de ondas diferentes, produzindo reforço em alguns lugares, e cancelamento em outros.
Onda estacionária – Um padrão de onda estacionária se forma em um meio quando duas ondas idênticas passam por ele em sentidos opostos.
Efeito Doppler – Um deslocamento na frequência detectada, devido ao movimento da fonte vibratória que se aproxima ou se afasta do receptor.
Onda de proa – Uma perturbação em forma de “V”, causada por um objeto que se move na superfície de um líquido com velocidade maior do que a velocidade de onda.
Questão 01 ( Hewitt 351_05 ) Como uma curva senoidal está relacionada com uma onda? RESPOSTA!
QUESTÃO 02 ( Hewitt 351_06 ) Faça distinção entre essas diferentes características de uma onda: período, amplitude, comprimento de onda e frequência. RESPOSTA!
QUESTÃO 03 ( Hewitt 351_07 ) Quantas vibrações por segundo existem em uma onda de rádio de 101,7 MHz? RESPOSTA!
A cozinha pode ser considerada como um laboratório químico. Cozinhar é realmente nada mais do que uma série de reações químicas. Entre algumas das moléculas que compõem o alimento. Essas reações químicas só acontecem depois que o alimento chegou a certa temperatura.
A superfície da Terra é um gigantesco quebra-cabeças, no qual é constituída por somente 7 grandes peças. Além de algumas pequenas peças por aqui e acolá. Essas peças são chamadas de placas tectônicas
Questão 06 ( P.G. Hewitt 371_10 ) O meio em que se propaga uma onda move-se junto com ela? RESPOSTA!
Questão 07 ( P.G. Hewitt 371_11 ) Em que direção ocorrem as vibrações de uma onda transversal em relação à sua direção de propagação?
SOLUÇÃO 07 – Se considerarmos as vibrações ondulatórias em uma corda fixada numa parede, o movimento das partes da corda forma um ângulo reto com a direção de propagação da onda. Esse movimento lateral em ângulos retos é chamado de movimento transversal. Uma vez que o movimento do meio (a corda, neste caso) é transversal à direção da propagação da onda, esse tipo de onda é chamado de onda transversal .
Questão 01 ( Enem ) Um experimento para comprovar a natureza ondulatória da radiação de micro-ondas ... RESOLUÇÃO!
Questão 01 ( Enem 2021 ) O eletrocardiograma é um exame cardíaco que mede a intensidade dos sinais elétricos advindos do coração. ... RESPOSTA!