Um movimento é oscilatório quando ocorre periodicamente em torno de uma posição central, conhecida como posição de equilíbrio.
Curva senoidal – Uma forma de onda descrita por um movimento harmônico simples, que pode se tornar visível sobre uma esteira rolante que se move abaixo de um pêndulo oscilando em ângulo reto com a esteira.
Amplitude – Para um onda ou uma vibração, o máximo afastamento, para ambos os lados, em relação à posição de equilíbrio ( o ponto médio).
Movimento oscilatório amortecido - Quando, em um movimento oscilatório, há perdas de energia mecânica, ou seja, transformações de energia mecânica em outras formas de energia, o movimento é amortecido. Muito comum em movimentos oscilatórios reais.
Saiba o que é: O PÊNDULO DE FOUCAULT ( 1851 )
A energia mecânica total no movimento harmônico simples é proporcional ao quadrado da amplitude. E = U + V = ½. kA2
Questão 01 ( Válio, A.B.M. 126_02 ) Pense em um pêndulo simples; um corpo preso a um fio, oscilando livremente. Quais grandezas físicas você acha que são necessárias para descrever os movimentos oscilatórios? RESPOSTA!
Questão 02 ( P.G Hewitt 370_09 ) Em uma palavra, o que se move entre a fonte e o receptor no movimento ondulatório? RESPOSTA!
O aparelho de Ultra-som envia uma onda sonora de altíssima frequência para algum corpo ou obstáculo de que deseja identificar sua forma geométrica espacial. A observação é feita a partir da análise de como a onda sonora é refletida. Na frente de uma parede, nas montanhas, ou um edifício na cidade, ou em uma caverna, as pessoas gritam: "oh éh". E nota-se que o som volta alguns segundos depois.
Questão 03 ( Válio 141_30 ) Um corpo de 4 kg encontra-se em equilíbrio, pendurado em uma mola, de acordo com o esquema a seguir. A mola está deformada em 2,5 cm. O corpo é então deslocado 2 cm de sua posição de equilíbrio, sendo abandonado e passando a realizar um movimento oscilatório. Considere g = 10 m/s2.
a) Qual é a constante elástica da mola?
b) Se π = 3, qual é o período do movimento?
c) Colocando em uma superfície plana com inclinação de 45° em relação à direção horizontal ( sem atrito), e deslocando 2 cm de sua posição de equilíbrio, o que acontecerá com o período? Justifique.