O Planalto das Cesaredas é um maciço calcário, formado por rochas carbonatas nos sucessivos avanços e recuos do mar, e é considerado um dos tesouros naturais do "Velho Oeste". Este fenómeno, praticamente único em Portugal, foi especialmente influenciado pela elevação topográfica do Diápiro dos Bolhos, criada pelo aumento de temperatura e pressão dos depósitos subterrâneos de sal-gema que, ao se expandirem, acabaram por brotar formando uma colina bastante alta e elevando o dito Planalto. Com o passar dos anos, a elevação do Diápiro dos Bolhos foi sucessivamente erodida criando o Vale Tifónico dos Bolhos (Vale dos Bolhos - IP6), a Norte do Planalto das Cesaredas. É possível observar este fenómeno nas características rochas carbonatas por todo o Planalto, especialmente observando a sua inclinação generalizada a Norte, causada pelo plano de brotamento do Diápiro dos Bolhos.
O território do Planalto das Cesaredas, com cerca de 27 km² de terreno elevado e 46 km² de área alargada, teve sempre uma importante relação com vários eventos históricos como referem os vários municípios integrantes.
"Em relação à história do local pode referir-se a existência de vestígios pré-históricos, a permanência dos Romanos entre os séculos II a.C. e V d.C. e o evento histórico da Batalha da Roliça, aquando das invasões napoleónicas. A lenda e a tradição popular associam-no a acampamentos dos exércitos de César, a caçadas reais e aos amores clandestinos entre D. Pedro I e Inês de Castro." site do Município da Lourinhã
"Os Paleontólogos, estimam que o Planalto das Cesaredas terá começado há cerca de 160 milhões de anos, quando o mar começa a recuar nesta zona, provavelmente, quando se iniciou a formação das várias espécies fossilizadas, onde se destacam as Amonites (fósseis de espécies marinhas, que terão desaparecido há cerca de 65 milhões de anos, na mesma altura que desapareceram os dinossauros). As amonites, faziam parte de uma espécie marinha, que ocupou o nicho ecológico das atuais lulas, animais com dimensões variáveis, desde alguns centímetros a 1 metro de diâmetro, que viviam dentro de uma concha espiralada de natureza carbonatada, semelhante à dos atuais Náutilos." site da Freguesia de Olho Marinho.
No presente, o Planalto das Cesaredas afigura-se como um elemento paisagístico importantíssimo para a estrutura ecológica da Região Oeste, tendo sido identificada como uma Área Nuclear Secundária no PROTOVT Oeste, fazendo ponto de ligações entre as faixas litorais (Foz do Rio Alcabrichel, Rio Grande, Lagoa de Óbidos, Paul da Tornada) com as Serras de Montejunto e de Aires e Candeeiro.
Já foram identificadas mais de 750 espécies de seres vivos pela plataforma de Ciência Cidadã "iNaturalist" elevando este território ao Top-10 de zonas com mais Biodiversidade identificada em todo o Portugal Continental.