Existem várias formas de participar no projeto Guarda-Rios Lourinhã:
Ser Monitor (Equipa de Troço)
O Monitor, Guarda-Rios, é o responsável por um troço de 500m que, juntamente com a restante Equipa (voluntários) monitoriza o local segundo os parâmetros definidos. Esta monitorização só é obrigatória em 4 momentos Outuno, Inverno, Primavera e Verão; porém é sugerido que monitorizem por observação sempre que possível tudo o que se passa na zona.
A grande diferença entre um voluntário e um monitor é que este último necessita de frequentar a ção de formação de Monitores Guarda-Rios, disponibilizado pela Lourambi. A frequência do curso é totalmente gratuita, mas fundamental para que as Equipas de Troço, coordenadas pelo monitor, saibam manusear as ferramentas e materiais de análise, evitando erros e dados incongruentes.
Tendo em conta a importância local deste projeto e a urgência na despoluição e naturalização do Rio, é pedido aos monitores, com toda a sua responsabilidade, que garantam que TODOS os troços são avaliados do início ao fim respeitando o rigor científico e de amostragem necessários à credibilidade dos resultados finais.
Ser Voluntário (Equipa de Troço)
O Voluntário, Guarda-Rios, é parte fundamental da Equipa de Troço responsável por um troço de 500m e pelas 4 monitorações definidas. É pedido aos voluntários que compareçam nas 4 monitorizações, com data a definir, mas sugerido que acompanhem e fiscalizem o troço escolhido noutras alturas. Os voluntários são os olhos e ouvidos do projeto nos vários troços escolhidos e os principais agentes na descrição das características naturais, acompanhamento prolongado e ações de melhoramento ecológico.
Nem todos os interessados necessitam de ser Monitores e Voluntários Guarda-Rios para participar no projeto! Existem formas externas ao projeto de contribuir para os objetivos do mesmo:
Ciência Cidadã
A Ciência Cidadã baseia-se na contribuição de cidadãos comuns na identificação da fauna e flora dum local, sem necessidade de terem formação específica à biologia e ecologia. O projeto Guarda-Rios Lourinhã criou uma plataforma na app móvel iNaturalist que aglomerará todas as observações de biodiversidade realizadas nas proximidades dos rios da Lourinhã.
Mesmo aceitando todo o tipo de seres-vivos no Inventário de Biodiversidade a aglomerar no final do projeto, o foco será na estrutura da Galeria Ripícola (árvores, arbustos, plantas que se encontram nas margens dos cursos de água... ex: Salgueiro, Ulmeiro, Amieiro etc...).
Desafio: Sempre que passeares perto de uma linha de água no concelho da Lourinhã e observares uma árvore ou ser vivo próximo às margens do Rio, ou até minimamente afastado 10 a 20 metros, tira uma foto e carrega-a na app móvel "iNaturalist" para que nós possamos ter conhecimento que aquele animal/planta/líquen (etc) existe nos nossos rios!
Como descarregar a app iNaturalist...
Google Play Store: https://play.google.com/store/apps/details?id=org.inaturalist.android&hl=en_US&gl=US
Apple Store: https://apps.apple.com/us/app/inaturalist/id421397028
Como identificar Biodiversidade? Vê este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=xENz1xRu0wI
Donativos
A Lourambi é uma associação ambiental sem apoios financeiros que procura a cada ano e projeto formas inovadoras e comunitárias para o financiamento das suas ideias, quando necessário. Se quiseres ajudar a nossa Associação e o Projeto Guarda-Rios Lourinhã poderás contribuir com um donativo monetário que será usado para apoiar as ações de melhoramento dos troços: reflorestação, limpezas ou retirada de espécies invasoras e introduzidas.
Para doar:
NIB: 0045 5190 4001 5524 7382 0
IBAN: PT50 0045 5190 4001 5524 7382 0
MBWAY: 91 186 35 50
Se quiseres, torna-te ASSOCIADO LOURAMBI. Clica na imagem abaixo e Junta-te a Nós! :)