ECO MODA NA ESCOLA
MODA SUSTENTÁVEL, MODA ÉTICA, SLOW FASHION, UP CYCLE
ECO MODA NA ESCOLA
MODA SUSTENTÁVEL, MODA ÉTICA, SLOW FASHION, UP CYCLE
A Lourambi deu início à iniciativa ECO-CHIC VIBES – Eco Moda na Escola, um projeto educativo que visa sensibilizar os jovens para os impactos ambientais da indústria do vestuário e incentivar práticas de consumo mais conscientes, como o slow fashion, o upcycle e a circularidade através da troca de roupa.
A primeira ação de empoderamento ambiental decorreu no passado dia 2 de abril 2025, na Escola Internacional de Torres Vedras, onde alunos do 9.º ano e do ensino secundário participaram numa sessão interativa em formato quizz, abordando temas como a pegada ecológica da moda, os perigos do fast fashion e alternativas mais sustentáveis. No final da sessão, os estudantes foram convidados a aderir ao projeto piloto de troca de roupa, com a instalação de um charriot no espaço escolar, onde poderão deixar e escolher peças em bom estado, promovendo o reaproveitamento e reduzindo o desperdício.
O projeto terá continuidade em várias escolas do concelho da Lourinhã, estando já confirmada a próxima ação para o dia 29 de abril, na Escola Secundária João Manuel Delgado (AEL), na Lourinhã.
Ana Mendes, vice-presidente da Lourambi e coordenadora do projeto educativo, sublinha a importância de trabalhar este tema com os jovens:
“A moda reflecte o comportamento de uma sociedade, e é precisamente junto das camadas mais jovens – mais expostas ao imediatismo e à pressão das redes sociais – que é essencial promover a sensibilização e consciencialização para um consumo responsável. Queremos colocar na ‘moda’ a slow fashion e mostrar como esta pode ser uma escolha ética e com impacto positivo para o planeta”.
A iniciativa ECO-CHIC VIBES insere-se na missão da Lourambi de promover a literacia ambiental e incentivar mudanças de comportamento que contribuam para um futuro mais sustentável.
EITV - 02/04/2025