A Lourambi foi criada, em 1992, com o objetivo de proteger os cursos fluviais da Lourinhã da intensa poluição que se sentia na altura, e ainda um pouco pelos dias de hoje. Não era assim tão raro aparecerem animais de pecuária na foz do rio porém, ainda mantínhamos algumas características naturais do nosso rio e foz, como a galeria ripícola ou o sistema de estuário, algo quase inexistente e perdido no presente.
Urge de uma vez por todas, MUDAR. A Lourinhã merece que os seus cursos de água sejam naturais, limpos e e biodiversos.
E é com tal motivação que surge o 𝗚𝘂𝗮𝗿𝗱𝗮-𝗥𝗶𝗼𝘀 𝗟𝗼𝘂𝗿𝗶𝗻𝗵𝗮̃ - Projeto de Monitorização Ambiental dos Rios Grande e do Toxofal - uma iniciativa inédita no concelho da Lourinhã promovida pela LOURAMBI que pretende contribuir para o estudo e com soluções para os graves problemas de poluição e degradação do cursos fluviais locais.
Inicialmente integrado no Projeto RIOS, coordenado pela ASPEA, e com o apoio da Águas do Tejo Atlântico, foi pretendido monitorizar e compreender, numa escala local e personalizada, de que forma e magnitude é que a Galeria Ripícola existente neutraliza contaminações na água do Rio.
O projeto é constituído por 5 fases principais:
1.Formação Guarda-Rios
2.Monitorizações - Outono; Inverno; Primavera; Verão, onde serão analisados:
Parâmetros Físico-Químicos: Temperatura, pH, Nitratos, Nitritos, Cloro e Turbidez
Recolha, Identificação e Contagem da Diversidade de Macroinvertebrados Bênticos (Bioindicadores)
Descrição Detalhada da Galeria Ripícola
Levantamento da Biodiversidade e Características Abióticas
3. Organização e Divulgação dos Dados Recolhidos
4. Reflexão e escolha das acções de melhoramento a efectuar no 1º Congresso para a conservações dos rios da Lourinhã através de inédita e soberana Assembleia de cidadãos – (novembro 2024)
5. Execução das Ações de Melhoramento de Troço
Foram selecionados 3 troços do Rio do Toxofal e 5 troços do Rio Grande, cada um com 500m, que estão atribuídos a Equipas de Troço constituídas pelos nossos Guarda-Rios (1 Monitor + 3/4 Voluntários) e que pelas suas características naturais ou possíveis fontes de poluição, se enquadraram no estudo pretendido.
Após a 1º fase de formação dos nossos guarda-rios e voluntários, o projecto arrancou no terreno com as primeiras amostragens que começaram no dia 18 de Novembro de 2023 (amostragens do Rio Grande) e no dia 26 Novembro a monitorização e recolha de dados do Rio do Toxofal,.
Seguiram-se as monitorizações de Inverno em 21 de janeiro de 2024 (amostragnes do rio Grande e do Toxofal) e já foi efectuada a amostragem de primavera do rio Grande em 21 de Abril 2024
O apoio da fundação Calouste Gulbenkian
O nosso projeto guarda-rios de ciência cidadã que visa aproximar a população da Lourinhã dos rios locais, promovendo o envolvimento da comunidade naquele que é o 1º projeto de monitorização fluvial do concelho, através de várias iniciativas participativas foi um dos 11 projectos que vão ser apoiados pela Fundação Calouste Gulbenkian APOIO acção climática e participação pública (seleccionado entre 139 candidaturas)
Promotor: Lourambi – Associação para a Defesa do Ambiente do Concelho da Lourinhã
Parceiros: Câmara Municipal da Lourinhã; Jornal Alvorada; Rádio Clube da Lourinhã.
Local: Costa Oeste (Lourinhã)
Público-alvo: Jovens da Lourinhã (até aos 16 anos); Seniores (independentemente de serem ou não sócios dos clubes seniores do concelho); Intervenientes "fluviais".
Duração: 12 meses
Apoio: 16.596,00 €
O apoio financeiro será utilizado para reforçar e inspirar a participação de toda a comunidade local, destacando-se a realização:
Concurso Artístico (dirigido a alunos do concelho)
Criação do berçário de floresta ribeirinha (envolvendo os clubes seniores do concelho)
Realização do 1º Congresso / Assembleia de Cidadãos
Incluindo a aquisição de equipamento e materiais que permitirá à Lourambi aumentar a eficácia das monitorizações (sonda) e implementar o primeiro berçário de floresta ribeirinha do concelho (estufa / sementeiras)