10 PASSOS!
1 - Quando já tiveres o teu talhão selecionado, aconselhamos-te a colocares uma rede não muito alta e de preferência não opaca para proteger o teu espaço dos vários vizinhos animais que às vezes visitam a nossa Horta.
2 - Deves consultar o calendário de culturas sazonal e decidir que hortícolas vais plantar no teu talhão.
CALENDÁRIO ANUAL DE PLANTAÇÃO -> https://www.cm-guimaraes.pt/cmguimaraes/uploads/writer_file/document/4163/CALEND_RIO_ANUAL_HORTA.pdf
3 - Se tiveres ervas muito altas no teu talhão, aguarda por um par de dias secos para as arrancar (roçadora, motocultivador ou enxada).
4 - Depois de retirares os caules e partes aéreas das ervas do teu talhão, pega na enxada e levanta a terra do teu talhão o máximo que conseguires. A ideia será envolver as raízes das ervas que retiraste na terra do teu talhão, servindo como fonte de matéria orgânica e nutrientes, e trazer a terra que esteve coberta, também ela cheia de nutrientes, para camadas mais superficiais permitindo um melhor metabolismo do solo.
5 - Garante que a terra se encontra bem solta para que os hortícolas que plantares tenham a vida facilitada para desenvolver e agarrar a sua raiz ao solo. Lembra-te que a parte mais importante das plantas é a que não vemos, a raiz, esta costuma ser muito maior do que a planta de forma a suportar as necessidades de água e nutrientes que a esta precisa.
6 - Se quiseres, podes deixar repousar durante uns dias para que os processos aeróbicos do solo reiniciem, para que "o solo possa respirar", Caso seja um época de muito calor e pouca chuva podes fornecer uma rega qb no talhão (não exageres).
7 - Chegou o dia de plantares os teus hortícolas! Para preparar as novas casas dos hortícolas, procura dividir o teu talhão em "faixa alta, faixa baixa", deixando a faixa alta bem fofinha. Desta forma garantes que a água escorra pela "faixa baixa", não afogando a tua planta na época de chuvas intensas, e o não esgotamento nutritivo do teu solo, na próxima época de plantação trocas as faixas.
8 - Cava um buraco com profundidade qb e procura massajar, de forma cuidadosa, o pé da hortícola para evitar que a raiz esteja demasiado apertada. Podes colocar um pouco de adubo orgânico ou fertilizante biológico no buraco que fizeste e coloca o pé do hortícola de forma a que a superfície de terra original do mesmo coincida com a superfície da faixa alta que fizeste.
9 - Alisa a superfície do terreno (nunca tapes o caule da hortícola) e rega cuidadosamente numa primeira fase junto ao caule (não muito) e numa segunda fase à volta (20/30cm) à volta do local de plantação. Tens de imaginar que colocaste a raiz do teu hortícola num quarto, se proporcionares tudo o que ela precisa dentro do quarto, ela nunca irá querer sair, por isto, deves sempre regar também fora do raio da raiz para a estimular a crescer e se desenvolver.
10 - Terminaste! Cada tipo de hortícola necessitará dum cuidado especial, porém, temos a certeza que vais lhe ganhar o jeito... aproveita! :)
1.Manter a horta limpa através da erradicação de todas as infestantes.
2.Iniciar a horta com sementes e plantas sãs.
3.Plantar variedades residentes e plantas repelentes de insectos – podem evitar-se muitas doenças e pragas se forem cultivadas variedades residentes.
4.Ter cuidado com as regas por cima – o míldio e outras doenças ocorrem com frequência nas folhas que permanecem húmidas.
5.Regar pela manhã, de modo que o sol seque a folhagem com rapidez; regar à mão por baixo das folhas.
Os malmequeres e o alho contêm óleos repelentes dos insectos.
Controlos simples
1.Iscos e barreiras
Podem apanhar-se as moscas brancas com quadrados de cartão com cerca de 30 cm de lado, pintados de laranja ou amarelo brilhante e revestidos com óleo mineral.
2.Película de alumínio
Os afídios, cicadelas, escaravelhos do feijão e tripes serão desencorajados quando se espalha uma película de alumínio sobre a terra em redor das plantas, assim como pássaros e pequenos animais.
3.Pires de cerveja
Apanhar as lesmas e caracóis em pires de cerveja velha distribuídos por toda a horta.
4.Espantalhos, cobras de borracha ou cabelo humano são aliados tradicionais do horticultor contra coelhos e roedores.
Fonte: http://hortaspedagogicas.blogspot.pt/2010/04/horta-biologica-algumas-dicas.html