Retiros

Percursos espirituais

Ir. Loredana Vigini oferece também a grupos paroquiais e diocesanos encontros de espiritualidade, de formação humana e cristã, em uma modalidade ativa e participativa, usando as ferramentas do método do Bibliodrama Pastoral.

Os encontros podem ter carga horaria diferente, dependendo da necessidade do grupo.


Os verbos da misericórdia (7 encontros)

"Verbos da Misericórdia" é um itinerário de 7 encontros oferecido às Paróquias para formar uma comunidade enraizada no perdão, através de algumas parábolas do Evangelho. A partir de algumas parábolas, é proposto espelhar na vida pessoal, familiar e paroquial os verbos que descrevem o amor misericordioso de Deus.

1. “SAIR E ENTRAR”: Sair de si mesmo e de sua própria segurança, procurando a caminhada para conhecer ao outro, sua história, suas feridas … Descobrindo que a verdadeira festa começa juntos (Lc 15,4-7 – Ovelha perdida).


2. “PERDER E ENCONTRAR”: O outro, qualquer outro, é precioso. Tomar consciência disso e ajudar o outro a descobrir sua dignidade e preciosidade (Lc 15.8-10 – A moeda perdida)

3. “ABUNDAR E ESPERAR”: Não ter medo de “dar” ao outro, com um coração sempre cheio de esperança, para sempre oferecer uma nova oportunidade, na liberdade (Lc 8,4-8 – O semeador)

4. “ESPERAR E ACOLHER”: Deixar livre o outro, sem julgá-lo, ficando prontos para re-acolher (Lc 15, 11-32 – Pai misericordioso)

5. “OLHAR E PACIENTAR”: Ter um olhar positivo que veja o melhor do outro e não suas sombras e seu negativo (Mt 13, 24-30 – Trigo e joio)

6. “PARAR E ASSUMIR": Olhar para o outro apreendendo suas dificuldades, assumindo-o até o fim (Lc 10, 29-37 – O bom samaritano)

7. “CHAMAR E RESPONSABILIZAR”: Ajudar a descobrir os dons do outro e ajudá-lo a colocá-los em serviço na unidade (Mt 20.1-15 – Parábolas dos trabalhadores enviados para a vinha)

Os participantes receberão o e-book do percurso.

Missão como visitação. Idéias bíblicas para uma paróquia missionária (3 encontros)

Um itinerário oferecido a grupos paroquiais para crescer na missionariedade, específico para o tempo do Advento mas não só (3 encontros).

A descida: percurso em preparação à Páscoa (3 encontros)

Um itinerário espiritual para descer nos nossos sepulcros para ressuscitar com Jesus à vida nova, em preparação para a Páscoa (3 encontros).

Passos para um caminho de cura interior (9 encontros)

Os “Passos para um caminho de cura interior” são uma proposta de percurso de auto-conhecimento à luz da Palavra. A meditação e a reflexão são enriquecidas com as ferramentas e técnicas de Bibliodrama, que ajudam a abordar o texto bíblico de maneira ativa e experiencial. São 9 os passos propostos, divididos em três Etapas, e podem ser aprofundandos em 9 encontros ou em 3 dias completos.

A Primeira Etapa conduz em direção da assunção responsável da vida, na integração de luzes e sombras, alegria e sofrimento, dons e limites. Apresenta três passos:

1. Assumir-se: Tornar-se protagonista da própria vida.
2. Olhar-se interiormente: O Espírito Santo, o curador dentro de nós.
3. Confiar-se: A fé, fonte de cura


A Segunda Etapa conduz a redescobrir e renovar as relações fundamentais (consigo mesmo, com os outros e com Deus) começando um caminho de reconciliação.

São três os passos propostos:

1. Ser verdadeiro: a necessidade de autenticidade.
2. Ser juntos: a necessidade da relação.
3. Ser filhos: a necessidade de se sentir amados

A
terceira etapa do caminho e deseja levar os leitores, através de um encontro vivo e experiencial com a Palavra de Deus, a assumir a vida cotidiana com novo entusiasmo e nova confiança, reconciliados com o as dificuldades da vida.

São três os passos propostos nesta terceira etapa:

1.Effata! Abra! Do fechamento à abertura
2. Coragem! Levante-se! Retome a jornada após a derrota
3. Fique conosco! Redescobrir o Ressuscitado na comunidade

Os quadros da vida de Maria (5 percursos)

Os evangelhos apresentam muitos fatos em que Maria estava presente. Mulher silenciosa, mas no mesmo tempo ativa, atenta, cuidadosa... ela pode nos mostrar um jeito de estar, de caminhar, de viver o relacionamento com Jesus e com Deus. Um jeito de se relacionar com a vida... O percurso sobre os quadros da vida de Maria permite aos participantes conhecer mais de perto o que Nossa Senhora vivenciou nos fatos mais importantes, e espelhar neles suas vidas, com os desafios e as dificuldades que sempre estão presentes, mas também com as alegrias e as certezas do amor de Deus para conosco.
O método usado é o Bibliodrama Pastoral: trata-se de um jeito de se aproximar do texto bíblico de forma expressiva e experiencial, usando também do nosso corpo.

Os momentos da vida de Maria são dividos em uma série de três encontros, que focam um dado aspecto da vida dela e podem ser realizadas também de acordo com o
tempo liturgico.

  1. NASCER E RENASCER: a proposta de vivência de três fatos da vida de Maria considerados como três nascimentos: o seu nascimento terreno, na imaculada conceição e seu nascer no mundo; o nascimento ao céu, com sua Assunção, e enfim seu renascer como Mãe universal, debaixo da cruz. Pode ser proposto em ocasião de umas destas três festas litúrgicas.

  2. ACOLHER A ENCARNAÇÃO: a proposta é entrar na espera de nove meses de Maria grávida, desde a Anunciação até o Nascimento de Jesus, vivenciando o momento da Anunciação, da Visitação e o relacionamento entre ela e José, ele também parte do projeto de Deus. Pode ser realizada no Tempo de Advento.

  3. MEDITANDO NO CORAÇÃO: a proposta é entrar na experiência vivenciada por Maria na gruta de Belém: o nascimento do Menino na pobreza de uma gruta, a visita dos pastores e a visita dos Magos. Pode ser realizada em ocasião do Natal.

  4. OS DESAFIOS DA VIDA: O percurso aprofunda os momentos mais difícil da vida de Maria vivenciados na infância: A apresentação de Jesus ao templo, encontrando o velho Simeão, a fuga no Egito e a perda e o encontro de Jesus aos 12 anos. Pode ser realizado no tempo de Quaresma.

  5. O PROJETO SE CUMPRE: A última etapa ajuda a entrar em Maria que via o cumprimento da promessa de Deus a partir do primeiro milagre de Jesus nas Bodas de Caná, até a vivência da Ressurreição de Jesus e a espera do Espírito Santo junto com a comunidade, para uma nova efusão. Pode ser realizado no tempo de Páscoa.

Aos participantes será entregue o e-book da etapa da vida que será aprofundada.

Viver na alegria da Providência

Um itinerário espiritual especificamente direcionados a pessoas em formação na vida consagrada, mas também possível percurso para leigos que buscam uma radicalidade na vida de seguimento de Jesus.