Cursos de
Bibliodrama Pastoral

Cursos sobre o Método do Bibliodrama

Se quiser conhecer mais sobre o Bibliodrama Pastoral, no site www.sementevivabrasil.com encontra vários materiais e pode baixar um livreto com a apresentação detalhada.

Para agendar ou ser contatado para saber mais sobre os cursos pode enviar este formulário. Pode também escrever a sementevivabrasil@gmail.com ou contatar ao (11) 94475-8294 (Vivo).

O Bibliodrama é um método que ajuda a aproximar-se da Palavra de Deus de uma forma expressiva e experiencial. Ele permite viver “por dentro” uma passagem bíblica, ficando no papel de uma personagem ou mesmo observando “de fora” o texto “ao vivo”, capturando todos seus aspectos, inclusive aqueles emocionais.

O laboratório de Bibliodrama é realizado através de diversas formas de expressão: verbal, emocional, gráfica, artística, com a fotolinguagem ou por meio de representações expressivas com o corpo e seus sentidos.

Este método é muito útil para o ministério bíblico e a catequese, seja que for aplicado para grupos de adultos ou de crianças, pois permite não só conhecer as histórias bíblicas, mas experimentá-las nas personagens e espelhar nelas a vida pessoal.

Para aprender o método do Bibliodrama é necessária uma formação específica.
Loredana Vigini oferece esta formação sendo Facilitadora e Formadora reconhecida pela Associação Italiana Bibliodrama
.

No aprendimento do Método há vários níveis:
- Curso Básico
- Curso Nível 2
- Curso Nível 3
Os cursos são divididos em sessões de duas horas cada, que se podem realizar em um fim de semana ou em mais dias nas paróquias ou realidades eclesiais. O percurso completo, de 40 horas, pode-se também realizar em 5 dias de retiro.
Aos participantes dos cursos será oferecido periodicamente material para uma formação permanente e, especificamente, propostas práticas para realizar Bibliodrama sobre o evangelho do domingo, com adultos, crianças e aplicado à liturgia. Além desta formação, são oferecidas oficinas para o uso do Bibliodrama em contextos específicos ou mesmo para aprofundar ferramentas mais complexas.

CURSO BÁSICO NÍVEL 1

O Curso Básico oferece o conhecimento das ferramentas básicas de Bibliodrama Pastoral a serem utilizadas em qualquer encontro. Esta formação básica permite começar a usar o método.

O Curso Básico propõe as ferramentas mais simples a serem usadas nos encontros bíblicos e da catequese. Ele pode ser realizado nas paróquias ou realidades eclesiais que desejarem, em um fim de semana ou em mais dias, contando com um total de 12 horas e com sessões de duas horas cada.

Carga horária: 12 horas

Para agendar um curso escreva a loredana.vigini.mei@gmail.com

CURSO NÍVEL 2

O curso de Nível 2 é centrado sobre a ferramenta mais complexa do Bibliodrama que é a dramatização da cena bíblica e é direcionado a todos aqueles que já vivenciaram o curso básico do método.

Este segundo curso foca a ferramenta mais importante e mais completa do Bibliodrama Pastoral: a dramatização da cena bíblica. Trata-se de uma dinâmica complexa, pois põe em jogo o participante na sua integridade e complexidade: pensamentos, emoções, corpo… E isso, no contexto das relações dentro do grupo.

Nesta ferramenta, o Facilitador de Bibliodrama é chamado a uma experiência mais profunda, entrando em relação com cada participante e com o grupo. Por isso, precisa de competência para compreender as relações dentro do grupo e também da capacidade de gerenciar as emoções que podem sair dos participantes enquanto vivenciam as experiências das personagens.

Uma parte do curso é dedicata à aplicação do Bibliodrama nos vários contextos pastorais e à preparação do roteiro do encontro de Bibliodrama.

Duração:14 horas

Para agendar um curso escreva a loredana.vigini.mei@gmail.com


CURSO NÍVEL 3

  • O Curso de Nível 3 está centrado sobre as ferramentas de aquecimento psicomotor e o trabalho de criatividade imaginativa e completa a formação de quem deseja se tornar Facilitador de Bibliodrama.

Esta formação capacita para a aplicação do método na sua totalidade, em vivências de Bibliodrama: no centro está a Palavra de Deus, com o objetivo de um encontro integral da pessoa não só com Deus mas também consigo mesma e com os outros, na autenticidade.

O Bibliodrama ajuda o participante a entrar na realidade profunda de seu ser, abrindo as portas do coração para a ação potente do Espírito, que por meio da Palavra age curando, libertando, reforçando e dando luz à missão específica da pessoa. Neste caso usam-se todas as ferramentas ativas de Bibliodrama, especialmente aquelas que valorizam a experiência pessoal, as emoções, os sentidos, e deixa-se amplo espaço dentro do qual a Palavra, independentemente de qualquer comentário, possa ressoar livremente e de forma pessoal nos participantes. Na vivência, é facilitado o encontro com as experiências de vida dos participantes, ajudando-os a se expressarem livremente, favorecendo a abertura dos canais expressivos e das diferentes ocasiões de espelhamento no texto e nos outros.

Este curso então está centrado sobre as ferramentas de aquecimento psicomotor e o trabalho de criatividade imaginativa.

Duração:14 horas

Para agendar um curso escreva a loredana.vigini.mei@gmail.com