Formação da Equipe da Escola Bíblica Experiencial

Uma escola onde se aprende ensinando

A Escola Bíblica Experiencial não é uma escola no sentido comum. Todos podem se tornar professores, desde que hajam um conteúdo claro a ser transmitido e possuam uma metodologia que ajude esta transmissão.

A primeira exigência, então, da Escola é a formação da equipe dos formadores. Isso não significa que precisa fazer uma Escola específica para eles. Simplesmente, uma vez marcada a etapa a ser realizada, eles receberão os conteúdos e como transmití-los. Tudo isso será detalhado no Manual da Etapa, que será entregue à equipe.

Os encontros de preparação

Para poder ser protagonistas da formação , a equipe deverá se encontrar algumas vezes antes da data marcada para o encontro, para ver junto o material e dividir os temas entre os formadores, e também dividir outras tarefas práticas.

É neste contexto que entra na cena o formador externo, que já conhece bem a etapa, os conteúdos e a metodologia, e pode explicar os detalhes das várias dinâmicas a serem vivenciadas.

O formador da Associação Semente Viva

Atualmente, todos os conteúdos e as dinâmicas são pensados por Ir. Loredana Vigini, dentro da Associação Semente Viva, mas aos poucos haverá também outros formadores. Quem quiser entrar no processo da Escola poderá contatar ir. Loredana para poder programar junto o começo da experiência.

Sendo as distância no Brasil muito grandes, a formação da equipe pelo formador da Associação poderá ser realizada online, mas isso acontecerá com toda a equipe reunida, pois os formadores viverão por primeiros a experiência que depois deverão transmitir aos outros.

Quem pode fazer parte da equipe

Mesmo que todos, potencialmente, podem ser os "professores" de uma escola, sabemos que, para poder ensinar outros, é necessário também ter alguns dons pessoais. Caberá a quem conhece mais as pessoas escolher e propor para fazer parte da equipe.

Neste sentido, não é necessário que a pessoa seja preparada do ponto de vista bíblico e que tenha participado a cursos específicos: a Escola Bíblica será o lugar onde poderá se formar, pois, como escrito antes, na Escola Bíblica Experiencial se aprende ensinando.

Não é necessário, então, o "saber", mas certamente são necessários outros dons pessoais:

  • a capacidade de falar e se espor em um grupo: nesse sentido quem já está acostumado a conduzir encontros se encontram facilitados, mas isso não significa que outros não possam começar;

  • a capacidade de relacionamento: é muito importante que a pessoa saiba criar relações e um clima e um ambiente sereno.

  • a capacidade de autenticidade: o curso fará entrar em uma profundidade muito grande, na qual devemos encontrar a nós mesmos e nos deixar tocar pela Palavra. É necessário que o formador tenha esta abertura, ele primeiro, a se deixar transformar e colocar "em crises" pela palavra, sem medo da necessidade de sempre se converter ao amor de Deus.