Projeto
"Equipe Jovens"

O que é

Este projeto formativo visa a formar, na paróquia, uma equipe de Jovens que evangelizam outros jovens.

O processo formativo

O processo de formação inicia com a realização do Evento Jovens, uma experiência em que um grupo de jovens é formado para oferecer um encontro para outros jovens. Este evento é preparado através de 3 encontro, os primeiros dois de duas horas e o terceiro de um dia completo.

Depois do primeiro Evento Jovens, quem deu o curso e quem participou iniciam o caminho Juntos para apontar a estrela, curso experiencial que visa a formar a equipe.

A equipe poderá oferecer o Evento Jovens para outros jovens; por exemplo, o evento poderia ser proposto a cada ano à turma de jovem que acabam o percurso da crisma ou depois de um ano que acabaram, ou mais vezes durante o ano dependo do público alvo.

A finalidade é criar, na paróquia, um movimento de Jovens que evangelizam com ferramentas dinâmicas, através de música, teatro, orações e experiências de grupo.

1. "Evento Jovens"

  • Jovens que evangelizam outros jovens. Trata-se de um encontro de um fim de semana direcionado a adolescentes e jovens, para eles reescolherem a fé de forma pessoal e comprometida. O evento pede a presença de vários ministérios: equipe da música, chefes de fraternidade e outros. Algumas das equipes (técnica, cozinha etc.) podem ser formada por adultos também. Para saber mais, veja aqui.

2. Curso "Juntos para apontar para a estrela"

Este curso é específico para o grupos de jovens que desejam comprometerem-se na evangelização de outros jovens. Especificamente, trata-se da preparação necessária para impostar a realização continuada do "Evento Jovens", experiência de encontro para adolescentes e jovens.

Os conteúdos do curso são transmitidos de forma experiencial e participativa e visam a transmitir:

  • o sentido de evangelizar

  • a metodologia para evangelizar

  • os desafios da evangelização

Para saber mais, veja aqui.