Autora e formadora

Loredana Vigini

Fundadora da

Associação Semente Viva,

Facilitadora e Formadora

de Bibliodrama.

Consagrada Missionária,

dedica-se à difusão do

Bibliodrama Pastoral

na Itália e no Brasil.


ALGUMAS NOTÍCIAS BIOGRÁFICAS

Loredana Vigini nasceu em Trieste (Itália) em 1969.

Em 1981, com 11 anos de idade, começou um caminho formativo dentro da Associação "Azione Cattolica" (Ação Católica), com uma forte participação na vida da igreja. Nesta experiência eclesial amadureceu nela o desejo de consagrar sua vida para a diffusão de uma igreja "comunhão" e o anúncio da boa nova do Amor de Deus.

Em 1990 iniciou o caminho de consagração na Comunidade Missionária de Vilarégia, uma obra recém-nascida com um forte carisma comunitário e missionário e uma espiritualidade trinitária. Um dos pilares era também o abandono na providência.

Em 1998 formou-se como bachelor em Teologia, na Faculdade Teológica da Itália Setentrional em Pádua, com uma tese em espiritualidade bíblica com o título: "'E disse loro': la comunicazione Dio-Uomo come luogo della scoperta della propria identità" ("E disse-lhes": a comunicação entre Deus e o ser humano como lugar da descoberta da própria identidade").

Junto com a comunidade, operou de 1990 até 2008 na Itália para um serviço de animação comunitária e missionária nas paróquias, nos grupos e nas turmas de escola, una animação itinerante que lhe permitiu conhecer muitas e diferentes realidades paróquiais, especificamente do Norte e do Centro da Itália, podendo fazer atividade em mais de 70 comunidades de várias dioceses. Entre 1998 e 2004 este serviço foi dado especialmente na Sardenha, onde viveu em Quartu Sant'Elena, em província de Cagliari, na comunidade onde a Obra começou em 1981.

Em 2008 conheceu o método psicoterapeuta da Abordagem Direita ao Inconsciênte (ADI), elaborado pela Doutora Renate Jost de Morais e, depois de ter vivido a terapia em primeira pessoa, pôde participar ao curso como Orientador ADI, que visa à proporcionar uma experiência de positivização as pessoas através da ferramenta imaginativa e a música emocional. Foi a primeira abordagem ao poder da imaginação na pessoa humana.

De 2008 a 2011 viveu uma experiência missionária em Belo Horizonte (MG - Brasil) onde acompanhou a pastoral paróquial da Paróquia "São Sebastião" em Betânia, no serviço da formação dos animadores especificamente das Comunidades de SS. Trindade, Mãe dos Pobres e Nossa Senhora de Fátima. Ao mesmo tempo, no contexto do projeto paróquial missionário da Comunidade, trabalhou na "Equipe Pedro", com o objetivo de criar relacionamento e colaboração entre todas as realidades presentes na paróquia, seja Congregações Religiosas seja Associações Eclesiais. Isso permitiu-lhe o encontro com tantos carismas diferentes dentro da Igreja. Continuou também aqui o serviço de animação missionária.

Em 2011, na volta à Itália, assumiu o serviço de professora de ensino religioso em Trieste e em 2012, junto com Pe. Fabio Ritossa, fundou a Associação Privada de Fiéis “Semente Viva”, com o carisma da “evangelização na alegria”, que o bispo de Trieste Dom Giampaolo Crepaldi aprovou no dia 12 de dezembro de 2012, pondo-a sob a proteção de Nossa Senhora de Guadalupe. Pediu entã a demissão da Comunidade Missionária para poder acompanhar a nova obra eclesial.

Junto aos membros da Associação Semente Viva, propôs vários projetos interculturais, de evangelização e de espiritualidade, promovendo em particular a comunhão entre as comunidades etnicas presentes no território. Entre as atividades: o projeto Arte, Cultura e Solidariedade, propondo oficinas artisticas e culturais para jovens com a realização de show missionários; o Evento Jovens, experiência de evangelização para jovens; os cursos da Escola Santo Andrée (EESA), assumindo a responsabilidade de fazer nascer uma equipe local para os curso; e outros eventos festivos com jovens, adultos e crianças. Também propôs experiências de oração e de evangelização na rua.

No fim de 2012, ao mesmo tempo em que foi aprovada a Associação Semente Viva, ir. Loredana enfrentou a doença, tendo descoberto um tumor na cabeça. Isso afastou-a, mesmo se brevemente, das atividades. Depois de fazer a cirurgia em janeiro de 2013, já em maio retomou as atividades, realizando um show com o título "Acontece diante dos nossos olhos", frisando o dom e o significado da vida. O mês depois, em julho, recebeu a permissão pelos médicos de viajar para o Brasil, onde ficou nos meses de julho e agosto propondo um projeto com oficinas para as crianças carentes da Comunidade de Nossa Senhora de Fátima, que tinha acompanhado quando morava em Belo Horizonte.

Em 2014, conhecendo o Bibliodrama Pastoral, começou a utilizar e difundir este método de encontro com a Palavra de Deus em muitas paróquias e dioceses da Itália, podendo assim difundir a Associação Semente Viva. Comprometendo-se no método, em 2015 conseguiu o certificado de “Facilitadora de Bibliodrama” e em 2016 o certificado de “Formadora Bibliodramatista”.

Sempre em 2014, desejando uma formação mais aprofundada na gestão de grupos, começou o percurso formativo como Counsellor Pastoral oferecido pelo Centro Camiliano de Formação em Verona, que concluiu em 2017 com a tese "Facilitare il processo di cambiamento nel gruppo ("Facilitar o processo de mudançã em um grupo").

Em 2015 iniciou um projeto de difusão do Bibliodrama Pastoral no Brasil, oferecendo, durante os meses de julho e agosto, encontros e cursos para catequistas e animadores bíblicos. Diante da grande acolhida que o método teve pelos padres e pelos catequistas, decidiu dedicar também os meses de férias do trabalho de professora, em julho e agosto de 2016, para voltar ao Brasil e continuar oferecendo esta metodologia, discernindo a possibilidade de voltar definitivamente em 2017 para ficar, pondo-se a serviço da Igreja do Brasil em comunhão com a Comissão Episcopal para a animação biblico-catequética da CNBB.

Em 2020, por causa da pandemia, retornou à Itália, onde retomou o trabalho como professora de ensino religioso. Aproveitando da parada "forçada" de toda atividade pastoral, começou o mestrado em Filosofia na Universidade de Trieste, formando-se em julho de 2022 como mestre na Filosofia da Linguagem com a dissertação da tese: "La forza trasformatrice della differenza. Analisi semiotica del testo biblico e spinta al cambiamento" ("A força transformadora da diferença. Análise semiotica do texto bíblico e processo de mudança").

Em agosto de 2022 voltou ao Brasil para continuar o projeto de formação ao Bibliodrama Pastoral que a pandemia tinha bloqueado, pondo-se a disposição das paróquias e das dioceses para oferecer cursos sobre o método e encontros de espiritualidade. Ao mesmo tempo, ciente da riqueza e da importanta da formação pessoal, está continuando o percorso universitário como mestranda em História, sempre na Universidade de Trieste.

TRABALHO PROFISSIONAL NO BRASIL

A experiência de voluntariato para a formação e a evangelização pode ser realizada se tiver, por outro lado, os recursos necessário para sustentar a vida cotidiana. Permanecendo em uma ótica de vida de providência, pela qual qualquer contribuição que chegar é sentida como presente de Deus, Loredana Vigini oferece seu serviço na ótica da reciprocidade, na experiência de um dar e um receber recíproco.

Por isso, permanecendo em uma ótica de gratuidade, desenvolve os cursos de formação nas paróquias, dioceses, regionais pedindo uma contribuição conforme às diretrizes previstas para as assessorias de formadores nas várias dioceses.

Os encontros de espiritualidade, sendo atividades de evangelização e missionáriedade, são oferecidos com contribuição livre dos participantes ou da realidade eclesial que convida.

Já os cursos e mini-cursos de formação mais especializada e técnicas e as aulas sobre ferramentas específicas são oferecidos cobrando uma taxa por participante.

Além do serviço dos cursos, Loredana dedica-se à criação de roteiros e edição de livros que são um material precioso posto à disposição de catequistas, animadores bíblicos mas também de quem procura uma espiritualidade.

Para poder receber e gerenciar contribuições, assessorias e valores relacionados aos livros, Loredana Vigini é inscrita como MEI - Micro Emprendedor Individual, com CNPJ 36.376.661/0001-63, com estas atividades registradas:

  • Instrutora de arte e cultura em geral, indipendente

  • Editora de livros, independente

  • Comerciante independente de produtos religiosos

  • Comerciante independente de discos, cds, dvds e fitas

  • Instrutor de idiomas, independente

  • Comerciante independente de tecidos