Percurso Formativo

O que é o percurso formativo?

A Escola Bíblica experiencial é um percurso de aprofundamento bíblico que pode ser realizado a longo prazo, vivendo a cada ano o número de etapas que a paróquia consegue colocar na sua programação.

O conselho é propor pelos menos duas etapas a cada ano, no primeiro e no segundo semestre.

Cada etapa se desenvolve em 8 horas de encontros: pode ser realizada em um dia ou dividida em dois encontros de 4 horas ou também em 8 encontros de duas horas: isso dependerá do contexto.

Mais vezes o mesmo cursos para uma mesma etapa

Viver uma etapa não significa que é realizados um só curso: cada etapa pode ser repetida para envolver outras pessoas. Uma vez que a equipe dos formadores é pronta, de fato, pode-se propor mais vezes o mesmo encontro, para dar a possibilidade a mais pessoas possível da paróquia participarem.

Duplicar os momentos é também por uma questão prática: seria preferível não superar o número de 30 participantes a cada curso. Este número, de fato, permite experimentar as dinâmicas e criar relacionamento entre os participantes.

Também, não é necessário que sejam sempre as mesmas pessoas a propor o curso: quem participou do encontro pode, por sua vez, entrar entre os formadores.

As etapas

O percurso não é ainda completo, mas irá aos poucos sendo completado, aprofundando os livros da Bíblia e alguns temas específicos.

As primeiras etapas visam ao conhecimento do Evangelho segundo a ótica dos vários evangelistas.

01 Marcos

Seguiremos Marcos à descoberta de quem é Jesus, desvelando, aos poucos, o segredo da sua identidade, e redescobrendo, enfim, quem é Jesus para mim. É o começo do caminho: conhecer Jesus.

02 Lucas

Entraremos na boa nova que Jesus veio trazer: o amor de Deus para os pobres e os pequeninos. Aprofundando o "anúncio programático" de Jesus em Lc 4, seremos levados a assumir com ele a escolha preferencial pelos pobres, descobrindo para quem ele veio e para quem também nós somos enviados.

03 Mateus

Mateus abrirá, para nós, a consciência de onde está Jesus: no amor que os irmãos vivem, na partilha da vida fraterna. Seremos convidados a nos sentirmos parte da Igreja, pertencentes a uma comunidade, descobrindo que Jesus está mesmo lá onde há alguns reunidos no seu nome.

04 João

João, discípulo privilegiado, o que Jesus amava, permitirá entrarmos na intimidade com Jesus, redescobrindo o sentido último do nosso sermos cristãos: seguir Jesus, até debaixo da cruz, como João fez.